Viagens

Santa Claus: a aldeia dos Estados Unidos onde o Natal é celebrado todo o ano

À frente do posto de correios por onde passam milhares de pessoas todos os meses há também um parque de diversões.
A magia dura o ano inteiro.

Nós conhecemo-lo como Pai Natal. Milhões de outras pessoas, contudo, chamam-lhe Santa Claus. Fora dos símbolos religiosos, é a figura mais conhecida desta altura do ano. É a estrela de centenas de campanhas de marcas e está em quase todos os centros comerciais. O que poucos sabem, contudo, é que também existe uma aldeia em sua homenagem.

Fica no estado do Indiana e foi fundada em 1849. Originalmente, tinha o nome de Santa Fe. Em janeiro de 1856, cerca de sete anos após a sua oficialização, os habitantes precisavam cada vez mais de um posto de correios.

Quando falaram com o governo estatual para o fazerem, depararam-se com um problema: havia outra localidade homónima a cerca de 350 quilómetros. “Eles disseram-se que ficavam muito próximas, então não podíamos ter aquele nome”, conta Kevin Burke, o presidente, à “Wish TV”.

Vários meses se passaram e os locais não chegavam a um consenso. A 24 de dezembro fizeram uma última reunião. “As portas da Câmara Municipal abriram-se com um estrondo e uma rapariga entrou a gritar após ouvir o trenó do Pai Natal. ‘Santa Claus’ gritou. Os habitantes, encantados, repetiram o nome que acabou por se manter”, acrescenta.

O posto de correio, que desencadeou toda esta história, é o grande destaque da aldeia. Ao longo do ano, mesmo na primavera e verão, milhares de pessoas chegam lá, oriundas de outros pontos dos Estados Unidos, para deixarem as suas cartas ao velhote de barbas brancas.

Na rua paralela encontra o Holiday World & Splashin’ Safari, inaugurado em 1946. Foi fundado por Lauren Crosby, que cresceu e morreu ali — e sabia que não existiam oportunidades de entretenimento para os mais novos.

Piscinas, escorregas aquáticos, montanhas-russas, espetáculos e animais são algumas das coisas que ali encontra. Além de tudo isto, está sempre lá um Pai Natal na sua casa, acompanhado dos duendes, pronto para brincar e falar com os miúdos.

“Em qualquer dia da semana temos mais pessoas aqui do que na própria aldeia [que tem cerca de 2.500 habitantes]. Temos muito orgulho disso. Onde mais vão encontrar um parque no meio de campos de milho que seja um sucesso?”, brinca Robert Crosby, o atual responsável pelo espaço (e trineto do fundador).

Pode não ser o Polo Norte e a neve também pode ser rara. Mesmo assim, aquela é uma das zonas que mais mergulha no espírito da quadra, especialmente em dezembro. É nesse mesmo mês que decorrem as principais atividades de Santa Claus.

No dia 1, por exemplo, vão ligar as luzes da enorme árvore de 17 metros. A 2 pode jantar com o Pai Natal que, no final, contará muitas histórias da sua vida enquanto come bolachas e bebe leite com os miúdos. Assar castanhas numa fogueira e conhecer a quinta de renas são outras das atividades que poderá fazer ao longo de dezembro.

Como lá chegar

Caso parta de Lisboa, em dezembro há viagens para o aeroporto de Evansville desde 612€. Se embarcar no Porto os preços começam nos 623€. Como não há transportes para a aldeia natalícia, o melhor é alugar um carro, pedir um TVDE ou táxi para fazer a viagem (que dura cerca de 45 minutos).

A seguir, carregue na galeria e conheça Santa Claus.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT