Viagens

Se sempre quis dormir numa casa de Gaudí em Barcelona, esta é a sua oportunidade

A Casa Vicens, a primeira de Antoni Gaudí na capital da Catalunha, vai estar disponível no Airbnb. Por um euro.
Pode (mesmo) ficar aqui.

Há várias coisas que não poder perder numa visita a Barcelona: um passeio pelas movimentadas Ramblas, passando pelo mercado La Boqueria; uma passagem pelos restaurantes e bares do El Raval, ou da Praça da Catalunha; uma visita à Sagrada Família; e uma passagem aos marcos imortalizados na capital da Catalunha por Antoni Gaudí — da própria Sagrada Família ao Parque Güell, sem esquecer as suas famosas casas espalhadas pela cidade.

Gaudí é um dos mais conhecidos arquitetos em todo o mundo, mas a sua vida estará para sempre ligada ao Modernismo catalão e à sua amada Barcelona, onde deixou algumas das mais icónicas marcas do seu estilo inconfundível.

Algumas casas podem ser visitadas e é inevitável quando o faz pensar como seria, na verdade, usufruir do seu propósito: dormir nelas porque não, só que rodeado de vitrais, cerâmicas e detalhes artísticos, coloridos e únicos no mundo.

Agora, devido a uma experiência no Airbnb, há quem o vá mesmo conseguir fazer. Pela primeira vez, dois viajantes poderão passar uma noite na Casa Vicens, a primeira casa projetada por Antoni Gaudí em Barcelona e declarada Património Mundial pela UNESCO em 2005. Graças a esta iniciativa, os hóspedes que reservem a estadia poderão desfrutar de uma noite única nesta joia arquitetónica de finais do século XIX que durante grande parte dos seus 136 anos de história permaneceu encerrada ao público.

Antoni Gaudí é internacionalmente conhecido por projetar grandes obras modernistas de renome, mas Barcelona esconde entre as suas ruas um dos verdadeiros tesouros do arquiteto: a Casa Vicens. A que foi a sua casa-manifesto, originalmente pensada para ser a casa de verão de uma família catalã, transformou-se recentemente numa casa-museu.

Durante esta exclusiva experiência, os hóspedes poderão conhecer em primeira mão todos os detalhes da Casa Vicens e viver uma verdadeira “imersão histórica” na primeira casa de Gaudí, lembra a plataforma.

Além disso, terão a oportunidade de degustar um menu de estrela Michelin inspirado no reconhecido arquiteto, criado pela prestigiada Escola de Hotelaria Hofmann.

Os hóspedes que reservem a estadia começam a noite na sala de jantar principal, pode depois descobrir alguns dos espaços mais emblemáticos como a sala de fumo e finalmente irão descansar no mais privado dos espaços, o quarto principal da família Vicens, outra extraordinária divisão desenhada com o estilo inconfundível de Gaudí.

Esta estadia única de uma noite inclui uma visita guiada especial de boas-vindas pela mão de Emili, anfitrião da Casa Vicens e membro da equipa que transformou esta histórica casa numa casa-museu. Inclui também o acesso total a esta casa de verão unifamiliar do século XIX projetada por Antoni Gaudí.

Está também abrangida a oportunidade de degustar um menu de estrela Michelin inspirado em Gaudí num espaço único, seguido de uma bebida na sala de fumo. E ainda tem direito a um pequeno-almoço mediterrâneo, “com os melhores croissants da cidade”, no exuberante jardim privativo da casa.

Emili, o anfitrião desta experiência e membro da equipa que se encarregou de transformar a primeira casa construída por Gaudí numa casa-museu, receberá os hóspedes pessoalmente e partilhará os segredos durante uma visita exclusiva à Casa Vicens considerada como uma das primeiras obras-primas do Modernismo pelas suas características inovadoras e disruptivas, e que rompeu estilisticamente com tudo o que tinha sido construído anteriormente.

“Estamos encantados por dar aos hóspedes a oportunidade de conhecer esta casa exatamente como a desenhou Gaudí: como um oásis para passar o verão em Barcelona. Estamos profundamente comprometidos com a preservação do património cultural de Gaudí e será um grande prazer partilhar os segredos do edifício e a sua rica história com os hóspedes”, explica o anfitrião da Casa Vicens de Gaudí.

A casa foi no fundo a tela onde um jovem Gaudí, de apenas trinta anos, assentou as bases do que viria a ser a sua arquitetura posterior. Situada no bairro de Gràcia de Barcelona, abriu as suas portas ao público em novembro de 2017 após três anos de restauros e reabilitação que permitiram à casa voltar à sua origem.

A reserva abre às 15h00 de 12 de julho de 2021, para uma estadia única de uma noite para um grupo de dois hóspedes este outono. A reserva pode ser feita em airbnb.com/gaudi. A estadia de uma noite não é um sorteio, será escolhida a primeira solicitação de reserva que seja recebida e cumpra com os requisitos anteriormente mencionados. A estadia custará 1€: isso mesmo, um euro, mais impostos e taxas, um valor meramente simbólico para se poder processar a reserva.

Os interessados deverão ter em conta que as normas da casa se ajustam estritamente às medidas locais da Covid-19, e aqueles que pretendam hospedar-se deverão viver atualmente na mesma casa para minimizar o risco de contágio. Os hóspedes podem ainda ficar tranquilos sabendo que a casa será limpa de acordo com o processo de higienização avançada de cinco passos da Airbnb.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor a Casa Vicens de Gaudí onde dois sortudos vão poder dormir pelo preço de um café. Há detalhes incríveis que pode, na galeria, descobrir sobre esta histórica casa de verão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT