Viagens

Sempre quis ser voluntário? Vem aí uma viagem-aventura solidária aos Açores

O tema é a proteção do património e do ambiente. Acontece no final de setembro e a experiência promete ser inesquecível.
Uma experiência única.

Se sempre quis experimentar a sensação de ser voluntário — de viajar, não como mero turista mas dando um contributo para as comunidades locais, integrando-se, ajudando no que é preciso — esta pode ser a sua oportunidade. Até porque esta aventura não o leva a locais remotos do planeta que pode, ao início, ter hesitação em explorar; mas sim ao arquipélago dos Açores.

A AMI vai ter mais uma aventura solidária este ano e, por causa da pandemia, é mais perto de casa do que o costume. A Aventura Solidária é um projeto da associação que permite a colaboração direta dos participantes na vida das comunidades locais. É uma oportunidade para apoiar financeiramente uma causa ou um projeto e trabalhar diretamente nas soluções para os problemas identificados, tal como explica a AMI à NiT.

Devido à pandemia, os programas da missão Aventura Solidária no Senegal, Guiné-Bissau e Brasil, estão suspensos desde março de 2020. Porém, o dinamismo do projeto mantém-se e a associação decidiu assim criar uma nova iniciativa com enfoque no património nacional e na proteção do ambiente.

O programa Biodiversidade Açores tem como objetivo financiar e promover a participação em projetos ambientais na ilha de São Miguel, em parceria com associações locais, ajudando ao mesmo tempo a revitalizar a economia local.

A data da viagem é entre 26 de setembro e 2 de outubro 2021 e atenção que as vagas são limitadas. O programa inclui a estadia de uma semana em São Miguel, em pensão completa; o seguro de acidentes pessoais e de assistência em viagem; atividades de voluntariado e visitas na região; o acompanhamento de especialistas em missão AMI e o donativo ao projeto. Não inclui os bilhetes de avião e bebidas extra. 

Quanto ao custo, explica a AMI, tratando-se de um projeto desenvolvido em conjunto com Organizações Não Governamentais parceiras que realizam o seu trabalho junto de comunidades desfavorecidas, torna-se necessário um apoio/donativo para a sua concretização.

O valor da Aventura Solidária aos Açores é de 900£, dos quais 150€ representam o donativo que será aplicado ao projeto a apoiar. Desta forma, o Aventureiro cofinancia um projeto específico, tendo depois a oportunidade de o conhecer pessoalmente.

O valor referente ao financiamento (ao qual corresponderá a emissão de recibo de donativo dedutível nos impostos, majorado em 40 por cento) destina-se à realização do projeto local, no qual os Aventureiros vão participar.

Todas as informações bem como o pedido de inscrição podem ser feitos online.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT