Nos últimos meses, vários indicadores e fenómenos naturais têm apontado para um efeito crescente do aquecimento global em todo o mundo, com estudos e especialistas a mostrarem cenários mais dramáticos e preocupantes do que nunca.
Esta quarta-feira, 11 de agosto, uma cidade da Sicília terá registado a temperatura mais quente de todos os tempos na Europa. Segundo o jornal britânico “The Independent“, Siracusa, localizada na costa sudeste da ilha, viu o mercúrio subir para 48,8º Celsius o que, a confirmar-se, será o valor mais elevado desde que há registos na Europa.
O italiano “La Reppublica” adianta que a temperatura recorde terá sido notada pelas 13h14, por monitores do Sistema de Informação Agrometeorológica da Sicília (SIAS).
O recorde anterior era de 1977 e pertencia a Atenas, com 48º. Também na Sicília, em Catenanuova, na província de Enna, em agosto de 1999 uma emissora não oficial tinha registado 48,5 graus.
O recorde de Siracusa, salienta o mesmo meio, terá ainda que ser confirmado pela Organização Meteorológica Mundial.
Europa inteira está ser percorrida esta semana por vagas de calor e incêndios. Em Portugal, também são antecipados dias mais quentes no final desta semana, como alertou o IPMA na terça-feira, 10 de agosto.
Ouch! Europe has just witnessed its highest temperature in recorded history.
+48.8°C at Siracusa, Sicily (IT) 🇮🇹 pic.twitter.com/seFHDMiM4f
— Scott Duncan (@ScottDuncanWX) August 11, 2021