Sun Valley é uma pequena vila com menos de dois mil habitantes, embrenhada nas montanhas do estado norte-americano do Idaho. Para lá do facto de ser um dos melhores destinos de ski do país, à primeira vista, pouco mais parece haver de relevo na localidade.
Acontece que, durante o verão, a vila transforma-se num ponto de encontro dos multimilionários mais poderosos da indústria da tecnologia e dos media. Escondida entre montanhas e conhecida pelas pistas de ski e trilhos de alta montanha, esta localidade é mais do que um refúgio de natureza. É também o cenário onde se discutem os negócios mais importantes do ano.
A culpa é da Allen & Company Conference — um evento exclusivo que acontece todos os anos, desde os anos 80, e que é conhecido como o “campo de férias dos bilionários”. A edição de 2025 volta a realizar-se na segunda semana de julho e mantém o perfil discreto: não há imprensa presente e as reuniões privadas e passeios ao ar livre servem muitas vezes de pretexto para grandes acordos. Foi ali, por exemplo, que nasceram operações como a compra do “The Washington Post” por Jeff Bezos ou a fusão da Disney com a ABC.
Este ano, a lista de convidados volta a reunir nomes de peso. Entre os rostos mais conhecidos do mundo da tecnologia estão Mark Zuckerberg (Meta), Tim Cook (Apple), Sundar Pichai (Alphabet), Sam Altman (OpenAI), Satya Nadella (Microsoft), Jeff Bezos (Amazon) e Bill Gates. No entretenimento, o destaque vai para Bob Iger (Disney), David Zaslav (Warner Bros. Discovery), Ted Sarandos (Netflix), Rupert Murdoch e os seus filhos Lachlan e Wendi Murdoch.

Apesar da informalidade do vestuário e das atividades como caminhadas ou passeios de bicicleta, o ambiente é de negócios, ainda que longe das salas de reuniões tradicionais. Os encontros acontecem num cenário de natureza único.
Sun Valley oferece trilhos como o Fox Creek Trail, campos de golfe desenhados por Robert Trent Jones Jr. e até experiências de pesca nos rios Big Wood e Salmon.
Quem quiser acompanhar os passos destas figuras não os encontrará em hotéis banais. Muitos dos participantes ficam instalados no icónico Sun Valley Lodge, um alojamento com spa, pista de gelo e piscina aquecida.
A paródia em “Succession”
No sexto episódio da segunda temporada de “Succession”, a HBO dedica um capítulo à Argestes, uma conferência ficcional inspirada precisamente no encontro anual da Allen & Company em Sun Valley. A série retrata com detalhe vários elementos que marcam o evento real: o uso obrigatório de crachás, o dress code informal dominado por coletes técnicos e a chegada dos convidados em jatos privados. Segundo quem por lá passou, nem os famosos como Zuckerberg ousam andar pelo espaço sem o crachá identificativo.
A Argestes, tal como a conferência de Idaho, é retratada como um local reservado onde se cruzam líderes da tecnologia, media e política, muitas vezes com negociações em curso ou acordos prestes a serem fechados. Também na série, os jornalistas têm acesso limitado, apenas nos momentos iniciais, tal como acontece em Sun Valley, onde a maior parte da programação decorre à porta fechada.