Viagens

Surpreendido? O quarto pior aeroporto do mundo é português

Obteve uma pontuação global de 6,48, segundo a AirHelp. A maior vantagem é a variedade e a qualidade das lojas e restaurantes.
Muitos já estavam à espera deste resultado.

O aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, acabou de receber uma péssima notícia. Ocupa o 191.º lugar no mais recente ranking elaborado pela AirHelp (maior organização internacional de defesa dos direitos dos passageiros aéreos). Na lista das 194 melhores aerogares do mundo, obteve apenas 6,48 pontos em dez possíveis. A empresa avalia a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade dos espaços de restauração e das lojas do aeroporto.

“A AirHelp utiliza as melhores fontes de dados, incluindo a sua base de dados de estatísticas de voo, uma das maiores e mais completas do mundo, com dezenas de milhares de avaliações de clientes. A elaboração do ranking baseia-se também na experiência acumulada que já nos permitiu ajudar mais de 15 milhões de passageiros a obterem compensações após uma irregularidade num voo”, representante da organização em Portugal.

No Porto, está o melhor espaço deste estilo no nosso País, com uma pontuação global de 7,52 (está na 91.ª posição). Recebeu 8,10 estrelas na consideração dos clientes e 8,10 na qualidade da sua área de restauração e lojas. No entanto, e comparando com os valores do ano passado, teve uma queda de 37 lugares.

A 137.ª entrada na lista é do Aeroporto de Faro (7,24), que recebeu 7,3 na avaliação de quem por lá passou e 7,5 na variedade (e qualidade) de lojas e restaurantes na área. O Aeroporto Cristiano Ronaldo (no Funchal) encontra-se na 148.ª posição com uma pontuação global de 7,12, enquanto o Aeroporto João Paulo II (em Ponta Delgada) está 19 lugares abaixo (167.º) e conseguiu uma pontuação global de 6,94.

A melhor aerogare do mundo no ranking da AirHelp é o Aeroporto Internacional de Mascate, em Omã, que obteve uma pontuação global de 8,54: 8,40 na pontualidade; 8,70 nas avaliações dos passageiros; e 8,90 para a qualidade das instalações comerciais e de restauração. Em segundo lugar, e à semelhança de 2022, está o Aeroporto do Recife, no Brasil, com 8,49. Em terceiro lugar é possível encontrar um espaço sul-africano da Cidade do Cabo, com uma pontuação de 8,48. Este é o único aeroporto — entre os dez primeiros — que não pertence ao continente asiático ou sul-americano.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT