Viagens

Surpresa: a mascote do Mundial do Catar foi feita por uma empresa portuguesa

O insuflável de La'eeb foi a estrela da cerimónia de abertura. A NiT descobriu que a figura catari nasceu em Vila Nova de Gaia.
Chama-se La'eeb e é uma das estrelas do Catar

La’eeb, assim se chama a mascote oficial do Campeonato do Mundo no Catar. Estas figuras são peças indispensáveis de cada Mundial. Neste caso, a figura voadora, naturalmente, fez parte do espetáculo de abertura que decorreu no domingo, 20 de novembro, em Al Khor. O que poucos sabem é que o insuflável que voou no estádio Al Bayt nasceu em Vila Nova de Gaia.

A NiT descobriu que o insuflável é obra da Air Designers, uma empresa criada em 1998, especializada em objetos deste género. Em 2017, deixaram para trás o nome de Engenheiros do Balão e, para se internacionalizarem, adotaram a nova designação que terá dado frutos.

A mascote, visualmente inspirada nas túnicas e vestes árabes, adotou o nome que, traduzido à letra, significa “jogador sobredotado”. “Ele pertence a um universo paralelo de mascotes que é indescritível”, revela a FIFA. “O La’eeb é conhecido pelo seu espírito jove, que espalha alegria e confiança onde quer que vá.”

Se o projeto envolve insufláveis de grandes dimensões e à medida, é bem provável que ele tenha saído da fábrica da Air Designers. A NiT contactou a empresa para saber mais sobre este novo grande projeto que brilhou no Catar, mas os responsáveis recusaram falar, justificando-se com o sigilo contratual a que os obriga a FIFA, organizadora do evento.

Apesar do insuflável La’eeb ser um enorme feito para a empresa portuguesa, está longe de ser o seu único projeto internacional. Foi a Air Designers quem colaborou com a artista plástica Joana Vasconcelos para fazer erguer algumas das suas gigantes instalações, caso da Valquíria, que foi exibida em Macau.

No portefólio da empresa estão outros projetos, como os designs de palco de artistas nacionais. Blasted Mechanism e Cuca Roseta são dois exemplos disso mesmo.

Para lá das artes, saem das mãos destes gaienses insufláveis um pouco para todas as áreas, de expositores a campos de futebol, a tendas de emergência médica.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT