Viagens

Tanques, F16 e Marcelo a cantar “Slava Ukraini”: o vídeo do momento nas redes sociais

No X (antigo Twitter) soma mais de 500 mil visualizações e 14 mil gostos. A montagem segue o ritmo da canção "Apanhar o trevo"
Marcelo Rebelo de Sousa e Vlodomyr Zelensky.

Já é habitual o governo da Ucrânia fazer um vídeo de agradecimento aos países que prometem ajuda militar na guerra contra a Rússia. A mais recente publicação foi partilhada nesta sexta-feira, 15 de setembro. O protagonista? Portugal.

O vídeo, que já conta com mais de 520 mil visualizações e cerca de 14 mil gostos, arranca com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a gritar “Slava Ukraini”, expressão que se traduz para “Glória à Ucrânia”. As imagens foram captadas durante Visita de Estado à Ucrânia, a 24 de agosto — dia da independência do país.

Logo depois, a imagem corta para os militares que estiveram presentes no evento onde Marcelo entoou estas palavras e onde também fez um discurso em ucraniano durante alguns minutos.

No clipe também vão sendo apresentadas as formas como Portugal ajudou o território de Volodymyr Zelensky. “Um país que nos ajudou com tanques”, é um dos agradecimentos.

Além de tudo isto, o vídeo conta com alguns elementos tipicamente portugueses, como as imagens da Torre de Belém e do Cristo Rei. Como música de fundo, utilizaram uma canção do cancioneiro tradicional português chamada “Apanhar o Trevo”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT