Viagens

Tempestade inunda aeroporto de Barcelona. Dezenas de voos foram cancelados

A cidade foi uma das regiões mais afetadas pelas chuvas de início da semana. O mau tempo continua a fustigar Espanha.
Há vários constrangimentos.

Esta segunda-feira, 4 de novembro, Barcelona recebeu sinal de alerta vermelho devido à chuva forte que se fez sentir. Como resultado destas condições adversas, o Aeroporto El Prat, o segundo maior do país, sofreu danos visíveis, com as inundações das estruturas a provocarem queda de água no interior do edifício.

Os fortes constrangimentos registados levaram ao cancelamento de 50 voos e ao desvio de 17 para outros aeroportos. Os aviões que continuam a levantar estão a sofrer enormes atrasos devido à necessidade de garantir todas as condições de segurança.

As autoridades suspenderam também o serviço ferroviário regional da Rodalies, assim como o metro do aeroporto. Quem precisa de se dirigir ao local só poderá deslocar-se por autocarros ou táxi.

Nas redes sociais, começam a surgir inúmeros vídeos de pessoas que estavam no aeroporto e nos quais é possível ver o chão alagado. Foi registada a queda de 150 litros de chuva por metro quadrado na zona do aeroporto.

“Os 150 litros em El Prat são um quarto do que chove em todo o ano em apenas quatro horas”, disse o porta-voz da Agência Meteorológica Estatal, Rúben del Campo, ao jornal “El País”. Um registo que tem gerado preocupações, sobretudo depois das cheias mortais em Valência que nos últimos dias provocaram mais de 200 mortos. 

Os aeroportos portugueses também estão a ser afetados por estas condições meteorológicas adversas. No Porto, foram cancelados dois voos da companhia aérea Vueling. Já em Lisboa, foram seis os que sofreram alterações, dois da TAP e um da Vueling. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT