Nem todos o podem fazer, é certo, mas passar férias na Polinésia Francesa está cada vez mais na moda. Pelo menos, entre as celebridades, que ali encontram um refúgio isolado, longe dos olhares dos paparazzi. Beyoncé foi a mais recente “A-lister” a rumar aos arquipélago no Pacífico Sul.
A artista fez 42 anos a 4 de setembro e celebrou o aniversário com a família e amigos no atol de Tetiaroa. Considerado um local sagrado pelos polinésios, que chegou mesmo a ser um refúgio exclusivo para a realeza do pequeno país insular. A cantora e os seus convidados ficaram hospedados no The Brando, que já foi eleito o melhor resort do mundo pela Condé Nast Traveler, entre os dias 5 e 8 de setembro. Trata-se de um reconhecido refúgio ecológico que já acolheu muitas figuras conhecidas, como antigo casal presidencial dos EUA, Barack e Michelle Obama, ou Pippa Middleton (irmã de Kate, a Princesa de Gales).
O atol de Tetiaroa tornou-se mundialmente famoso nos anos 1960, quando foi comprado por Marlon Brandon. O ator apaixonou-se por este pedaço de terra durante as gravações do filme “Revolta na Bounty”, em 1961. Foi também nessa época que conheceu a sua terceira mulher, a atriz Tarita Teriipaia, com quem teve dois filhos.
Apaixonado pela beleza natural do ilhéu, pelas areias brancas com águas cristalinas repletas de vida marinha, Brandon comprou-o em 1966. Determinado a preservar aquele pedaço de paraíso, fez dele a sua casa. Antes de morrer, em 2004, o ator já tinha dado início ao projeto de o transformar no resort mais sustentável do mundo. “Espero que como modelo ecológico, não apenas como reserva turística, mas também marinha, além de um local para todo o tipo de pesquisa e investigação científica”, explicou o ator, à época.
O sonho realizou-se dez anos depois, em 2014, quando o The Brando, — já nas mãos do promotor imobiliário Richard Bailey —, foi inaugurado. Consideradoum dos eco-resorts mais incríveis do mundo, foi o primeiro a receber a certificação LEED Platinum pela neutralidade de carbono, o mais importante reconhecimento ambiental.
“Marlon imaginou um lugar que poderia mudar o mundo, onde intelectuais, cientistas, viajantes e habitantes locais se reuniriam, seriam inspirados e educariam outras pessoas, no sítio a que chamava lar”, lê-se no site do resort.
Espalhadas pelo atol (e próximas da praia) estão 35 villas e uma residência privada. Beyoncé e Jay-Z ficaram hospedados na Teremoana Residence, a casa principal do resort. Com vários espaços no interior e exterior para relaxar e apanhar sol, esta residência tem 270 metros quadrados de área e pode acomodar até seis pessoas. Além dos quatro quartos, conta ainda com um enorme pátio privativo de areia e uma piscina infinita de 22 metros quadrados. O preço? Cerca de 23 mil euros por noite.
Para os restantes convidados, a artista reservou cerca de 10 villas dentro do resort, com opções de um, dois ou três quartos. Todas as unidades de alojamento, também conhecidas como “casulos”, foram construídas com materiais naturais e modernos, apresentam uma decoração rústico-chique, com piscinas privativas e terraços com vista para o mar.
Os hóspedes podem ainda usufruir de todos os serviços do resort, como o spa, “um santuário no coração central de Tetiaroa”, com salas de massagens, piscina e sauna. O The Brando conta ainda com três restaurantes e dois bares. O Beach Comber, com uma vista incrível para o mar. serve pratos típicos da região. O Les Mutinés tem uma adega de vinhos com os rótulos mais raros do mundo e o Nami Teppanyaki serve comida japonesa.
Richard Bailey, o atual proprietário, afirma que o lugar está perto de se tornar 100 por cento autossustentável. A eletricidade, por exemplo, é gerada a partir de painéis solares e o lixo, quer seja orgânico ou não, é inteiramente reaproveitado. Os produtos de beleza e bem-estar são todos biodegradáveis e orgânicos e os ingredientes dos restaurantes chegam da horta local ou de produtores certificados da região.
Além disso, é bastante improvável encontrar mosquitos durante a estadia — eles praticamente não existem. A ilha testou uma técnica inovadora em todo o mundo em que, essencialmente, os insetos machos ficam portadores de uma bactéria que esteriliza as fêmeas quando se tentam reproduzir.
Consoante a época e tipologia da villa (há T1, T2 e T3), os preços rondam os quatro mil euros por noite. As tarifas incluem todas as refeições, bebidas (champanhes e vinhos premium também fazem parte), tratamentos de spa, equipamentos para praticar desportos náuticos e até uma excursão.
Como lá chegar
Primeiro terá que marcar uma viagem de avião até Taiti, a maior ilha da Polinésia Francesa. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta desde 1.181€, com duas escalas. Depois, a única forma de chegar até Tetiaroa é de transfer, disponibilizado pelo resort.
A seguir, carregue na galeria para conhecer este resort de sonho onde Beyoncé passou férias.