De veados a raposas, javalis ou pinguins: um pouco por todo o mundo têm-se multiplicado os episódios que mostram como o planeta em quarentena devido à Covid-19 parece agradar bastante os animais, mesmo os selvagens. Desta vez, foram os animais marinhos que decidiram aproximar-se, sem medos, das zonas costeiras dos Emirados Árabes Unidos.
Segundo a “CNN“, nas últimas semanas, raias exóticas têm sido avistadas na marina de Dubai, golfinhos têm aparecido nas ilhas artificiais de Palm Jumeirah e um grande grupo de tubarões foi visto a passear por Ras al Khaimah.
Have you seen this footage of a dolphin at Palm Jumeirah Dubai? How great is it to see marine animals in the wild? A great sighting! Footage @abbashassani9 #dolphindefence #educatemotivateactivate pic.twitter.com/RgCOXt7DCU
— Azraq (@AzraqME) April 12, 2020
Natalie Banks, fundadora e presidente da associação de conservação marinha Azraq, com sede no Dubai, diz que esta aproximação de animais marinhos é bem-vinda e sugere que a ausência de pessoas dá algum espaço para estas espécies aquáticas poderem estar no seu habitat livres.
“A vida marinha está a beneficiar por não haver tantos barcos na água, tantas pessoas ou tanta poluição”, explica Banks. A fundadora da associação aponta ainda avistamentos de grandes grupos – e não apenas de animais individuais.
Esta é uma indicação potencial da crescente ousadia entre as espécies marinhas durante estes últimos meses. Em meados de abril, por exemplo, foi filmado na costa de Al Fujairah um grupo de cerca de dois mil golfinhos-de-risso. “Este foi um dos maiores grupos já vistos nas águas da região, então isto é incrível”, diz.
A large pod (~2000, mixed adults & juv.) of Risso's dolphins (Grampus griseus) was recently sighted offshore from Fujairah. Among them was a very rare albino individual: the first recording for the project, possibly the wider region.
📹: Lloyd von Plater https://t.co/nLhd9I8aQy pic.twitter.com/RFgRDRgDuM— Fujairahwhaleproject (@fujairahwhales) April 14, 2020
Banks aconselha a não tirar conclusões precipitadas, sugerindo que as espécies podem estar simplesmente nos seus habitats normais, mas vêm à superfície com mais frequência. Porém, esta é a oportunidade certa para conseguir uma maior visibilidade destas espécies marinhas.
Estão a ser aumentadas as coberturas das áreas marinhas protegidas e deverão ser criados novos limites de circulação para barcos e jet skis, para que não ameacem a vida selvagem. Segundo a especialista, estas medidas já estão a ser introduzidas em vários locais dos Emirados Árabes Unidos.
A associação Azraq tem recebido vários relatos de avistamentos de animais selvagens marinhos. E espera continuar a recebê-los enquanto se impõem as restrições de isolamento que impedem a equipa de fazer uma observação direta.
Minna Epps, diretora do Programa Marinho Global e Polar da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), afirma ainda que, infelizmente, quando as atividades turísticas retomarem, é muito provável que esta situação reverta de novo. “O tipo de avistamento de animais marinhos que estamos a ver terá muito provavelmente uma vida curta”.
Beautiful and mesmerizing video of the eagle rays spotted at Dubai Marina with credit to Carlotta Longo pic.twitter.com/AAyimVoToV
— Azraq (@AzraqME) April 3, 2020