NiTcom

Tudo o que nunca, mas mesmo nunca pode faltar durante as férias de família

Dos documentos essenciais aos produtos básicos para aproveitar o verão. Prepare a mala de forma eficaz antes de seguir viagem.
Anote tudo para uns dias em família descansados.

Depois do countdown para o verão, chega finalmente o dia mais desejado: entrámos de férias. Seja para o Algarve, para o Douro ou até se tivermos um avião para apanhar, há algo que ninguém faz por nós. Sim, claro que estamos a falar da mala. Aquele derradeiro desafio que só após terminado nos sentimos verdadeiramente relaxados e prontos para viajar.

Ainda assim, todos sabemos que há pessoas que, inevitavelmente, se vão esquecer de qualquer coisa importante. Ou, por outro lado, aqueles que levam demasiadas coisas completamente inúteis e que nem sequer vão sair da mala. Se faz parte de um destes dois grupos de portugueses, tome nota das dicas que a Escolha do Consumidor reuniu para ter umas férias super tranquilas.

Começamos pelo tipo de mala. Esta deve ser adequada ao tipo de férias que vai fazer. Se for para um hotel, um trólei é suficiente, mas se for percorrer a Ásia ou a América do Sul opte por uma boa mochila com capacidade suficiente para tudo o que tem de levar. Na Decathlon, por exemplo, encontra as mais variadas opções, inclusive mais pequenas — que são recomendadas para guardar documentos e alguns itens importantes. Por falar em documentos, garanta com antecedência que tem todos os que precisa e atualizados (atenção à validade do Cartão do Cidadão e passaporte). Em caso de viagens internacionais, nada como consultar o Portal das Comunidades, onde é possível conhecer em detalhe os documentos que são exigidos em cada país.

Por precaução, a carta de condução também deve ir. Em qualquer altura, poderá ter uma súbita vontade para alugar um carro ou uma mota e explorar zonas mais recônditas ou distantes. Nesse caso, em vários países europeus, pode recorrer à Europcar para encontrar o veículo perfeito para o tipo de viagem que quer fazer.

A segurança deve ser outra preocupação das famílias. Comece pelo Registo Viajante. Esta aplicação garante que, além de receber informações importantes sobre o país para onde vai viajar, o governo português terá mais facilidade no contacto em caso de uma eventual situação de emergência. Já ao nível de saúde, não dispense o Cartão Europeu de Seguro de Doença, que permite receber assistência médica durante uma estadia temporária num país da União Europeia. Para viagens mais longínquas ou de maior risco, nada como um seguro próprio, como por exemplo os que existem na oferta da Multicare

Agora que a base está preparada, passemos ao desafio da mala. Claro que a roupa não pode faltar (se a enrolar em vez de dobrar, como é habitual, vai poupar espaço e amarrotar menos os tecidos), mas há outros itens a não esquecer.

Nem nas férias há almoços grátis

Não se esqueça de ter sempre dinheiro local consigo, pois muitos espaços não têm disponível pagamento com multibanco. Os cartões de crédito são quase sempre essenciais para umas férias internacionais. A WizinK é uma boa sugestão. Este banco digital oferece soluções práticas e transparentes, para tirar o máximo partido das férias.

Registe todos os momentos para recordar

Hoje todos tiramos fotografias com o telemóvel, mas para uma viagem mais aventureira, que tal apostar numa GoPro? Na Worten vai de certeza encontrar máquina certa para todos os momentos, incluindo fotografias dentro de água. 

Os musts para o melhor dia de praia

Há elementos dos quais não nos podemos mesmo esquecer num dia de praia. Entre as últimas novidades do Gato Preto não faltam as toalhas mais trendy. Já no que toca à proteção solar, a Cien tem protetores solares e after sun para toda a família. Mas não é só a pele que necessita de proteção, o cabelo também é vítima dos raios ultravioleta. Para combater os possíveis efeitos do sol,  a OGX tem os melhores produtos, incluindo protetores térmicos que ajudam a ter um cabelo saudável durante o verão.

Os óculos de sol são indispensáveis (mesmo para férias mais citadinas). Por isso mesmo, a oferta até 50 por cento de desconto em vários produtos da MultiOpticas pode vir numa boa altura. 

Da higiene básica aos essenciais para um look incrível

Produtos de higiene e beleza são aqueles artigos que não podem mesmo faltar na mala. A escova de dentes é o artigo número um num necessaire, seja elétrica ou manual, assim como a pasta de dentes, pois claro. A pensar especialmente nas mulheres que gostam de um cuidado extra, nada como ir preparada com os cremes e maquilhagem essenciais para criar um look mais elegante ou arrojado para um jantar ou festa.

Aproveitar todos os minutos possíveis para ler

Um clássico de férias é recuperar tempo na leitura. Afinal, quem é que não gosta de ler um bom livro ao sol ou à sombra num dia de calor? Já o género, fica ao critério de cada um. Talvez o romance “Isto Acaba Aqui”, de Collee Hoover, ou um guia prático como o “Torne-se um Decifrador de Pessoas”, de Alexandre Monteiro, sejam boas sugestões.  

Férias com bebés não têm de ser complicadas

Levar um bebé nas férias costuma envolver uma enorme logística, com carrinhos, brinquedos, roupa, biberões e tanto mais de que nem nos lembramos. Mas o mais importante é, sobretudo, não esquecer de colocar na mala todos os produtos de proteção e higiene do bebé, as papas já prontas da Nutribén que dão sempre jeito nas viagens e um número considerável de fraldas, para que não haja imprevistos.

Este artigo foi escrito em parceria com a Escolha do Consumidor.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT