O projeto já tinha sido anunciado em 2023, mas agora chegou a confirmação oficial: os túneis secretos que protegeram os londrinos dos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial vão abrir ao público. E vão ser “a atração turística subterrânea mais espetacular de sempre” da capital britânica.
A cerca de 30 metros de profundidade, esta rede de túneis com 1,6 quilómetros de comprimento deverá abrir ao público em 2027 ou, na pior das hipóteses, início de 2028, avança a “CNN”. A nova atração vai chamar-se London Tunnels e deverá contar com instalações artísticas e culturais, que irão proporcionar uma experiência interativa e imersiva sobre o papel deste lugar secreto. O investimento rondará os 263 milhões de euros.
Angus Murray, diretor-executivo dos túneis, adiantou que a área subterrânea se destina a ser um memorial do Blitz, a campanha de bombardeamentos estratégicos realizados na Segunda Guerra Mundial pela Luftwaffe (aviação alemã) contra o Reino Unido. A atração irá incluir também um museu, exposições e espaços de entretenimento.
“A história dos túneis, a sua escala e a localização entre Holborn e a histórica Square Mile podem fazer destes túneis um dos destinos turísticos mais populares de Londres”, avança a London Tunnels. A previsão é de que os bilhetes custem cerca de 30€.
Os Kingsway Exchange Tunnels, escondidos no subsolo, foram construídos entre 1940 e 1942 para proteger a cidade durante o Blitz (ataque de bombardeamentos), na Segunda Guerra Mundial. Apesar de só terem estado abertos ao público durante essa época, mais tarde, em 1944, foram ocupados pela Executiva de Operações Especiais durante os últimos momentos da guerra.
Mais tarde, na década de 1950, os túneis serviram como um central de comunicações internas durante a Guerra Fria e chegou mesmo a acolher a “linha direta” que ligava diretamente os líderes dos Estados Unidos e da URSS. Em 1981 os túneis ficaram a cargo da empresa de telecomunicações BT (British Telecom), que criou o bar mais profundo do mundo, exclusivo para o pessoal do governo, com uma sala de jogos, mesas de snooker e até um aquário tropical.