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Túnel rodoviário que liga Itália e França volta a funcionar este verão

Após 12 anos de obras, uma parte do projeto fica concluída. Foi necessário um investimento de 250 milhões.
O resto só em 2027.

Foi necessária mais de uma década, mas as obras de renovação do túnel de Tende, que faz a ligação entre França e Itália, iniciada em 2013, está quase pronta. Parte das obras devem ficar concluídas em março, com a abertura da infraestrutura prevista para junho, após o período de testes.

Além de modernizar a estrutura de 1.182 metros, situada a norte do departamento francês dos Alpes Marítimos, o objetivo passava pela construção de uma segunda passagem para os veículos, que deve inaugurar primeiro. As obras no túnel antigo só começarão quando este lado estiver a funcionar.

O projeto foi atrasado por múltiplos atrasos. Em causa estão fatores como as 200 toneladas de materiais que foram roubadas do local em 2017, e a tempestade Alex, que aconteceu em 2020 e tornou o lado francês inacessível. Ainda assim, ambos os lados devem estar prontos em 2027.

Os custos têm sido divididos entre os dois governos, francês italiano. Originalmente, a construção tinha um investimento estimado em 170 milhões de euros, mas o valor já escalou para 250 milhões, com 41 por cento do custo suportado pelo governo francês, segundo o “The Connexion”.

Inaugurado em 1882, o Tendel tornou-se o túnel rodoviário mais longo do mundo. Na altura, fazia apenas parte da Itália, mas o Tratado de Paris, em 1947, fez com que esta porção de terra fosse anexada pela França.

Nos últimos anos, têm sido criadas várias formas de viajar entre os dois países. Em 2022, foi lançado um comboio de alta velocidade Paris-Milão e, em 2032, Turim e Lyon deverão estar ligadas por caminho-de-ferro.

Quanto aos países à volta, também têm surgido opções. No início do ano, também foi anunciado que um novo túnel subaquático poderá ligar Espanha e Marrocos até ao final da década. Já o Fehmarnbelt, o maior túnel combinado subaquático, que vai ligar a Alemanha e a Dinamarca, deve ficar concluído em 2029.

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