Viagens

Turistas já roubaram seis toneladas de areia das praias da Sardenha

Só este ano, e apesar dos avisos e multas, uma quantidade surreal de areia foi retirada para levar para casa.
Há regras apertadas na região.

As multas existem, as pessoas estão avisadas, há até já histórias de quem tenha tido de pagar mil euros pela infração — aconteceu no ano passado — mas nem isso parece adiantar.

Só este verão, seis toneladas de areia já foram roubadas das praias da Sardenha por turistas, dizem os ativistas locais. De acordo com o jornal britânico “The Independent“, um grupo de ativistas do Facebook, cujo nome se traduz em “Sardenha roubada e despojada”, estimou a quantidade de areia retirada durante 2021 até agora, após um declínio na quantidade durante a pandemia.

O comércio de areia, seixos e conchas da Sardenha tornou-se ilegal em 2017 mas os crimes continuam, mesmo com multas até três mil euros para quem leve recordações. Em junho, as autoridades locais relataram que 41 pessoas, em incidentes separados, estavam a ser investigadas pelo roubo de cerca de 100 quilos de areia no total.

Em setembro do ano passado, um turista francês foi multado em mil euros quando o segurança do aeroporto encontrou dois quilos de areia numa garrafa de plástico na sua bagagem.

Os ativistas acreditam que o mais frustrante é que o motivo é: não há motivo. “A maioria das pessoas realmente não tem um motivo”, escreveu um ativista. “Talvez para despertar a inveja de amigos e familiares, para reviver a emoção das férias na sua sala de estar, ou mesmo para decorar um aquário.” Nada que justifique os impactos ambientais da decisão.

Os turistas provavelmente estão “a tentar desesperadamente, mas infelizmente em vão, tirar um pedaço das férias, em vez de manter as memórias na memória e no coração”, adiantou.

O problema não se limita à ilha italiana e a solução das multas, mais ou menos eficaz, também não. No Havai, a remoção de areia de qualquer praia é punível com multas de cem mil euros e na ilha grega de Skiathos, as autoridades introduziram multas de cerca de mil euros em, 2018 após virar moda a retirada de pedras na praia de Lalaria. Mesmo em algumas praias do Reino Unido, levar pedras de souvenir para casa pode dar multas de até 1.200€.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT