Viagens

Um dos mais bonitos mercados de Natal tem 300 anos — e está mesmo aqui ao lado

O Mercado de Natal da Plaza Mayor, em Madrid, preenche a famosa praça com pequenas casas e muita iluminação. É ponto obrigatório de visita natalícia.

É natural que a maioria adore o Natal. Com algumas luzes, alguns enfeites e um espírito renovado, as cidades, praças e mercados transformam-se em locais praticamente novos — e mágicos. Um desses casos paradigmáticos mora mesmo aqui ao nosso lado, a poucos quilómetros de distância, bem no coração de Espanha.

O mercado de Natal mais famoso e antigo de Madrid encontra-se na Plaza Mayor, a praça emblemática da capital que durante um mês se torna ainda mais num ponto de visita obrigatória para quem visita a capital. Há mais de 100 anos que centenas de comerciantes ali se instalam para venderem os seus produtos, de decorações de Natal e presépios a brinquedos.

Todos os anos, o mercado conta com uma árvore de Natal e este ano, ela tem uma simbologia especial. Desenhada pelo estilista Roberto Verino, é uma espécie de homenagem à sua filha que morreu. “Estou emocionado por ver este projeto bonito que me faz lembrar a minha filha Cris. Lembra-me que ela é a minha inspiração, que é ela quem me guia”, disse no evento de inauguração, citado pelo “La Voz de Galicia”.

A história desta praça remonta ao século XVII, sendo que começou a realizar-se na Plaza de Santa Cruz e, gradualmente, foi-se alargando às ruas adjacentes. Em 1860, a autarquia centralizou definitivamente o mercado nas plazas Mayor e Santa Cruz.

 

Ao longo de mais de três séculos de história, apenas a Guerra Civil Espanhola obrigou à interrupção do mercado. Regressou em força em 1940, apenas para enfrentar novo encerramento nos anos de pandemia.

O mercado é conhecido pela grande variedade de produtos natalícios que oferece, sendo que a gastronomia também desempenha um papel importante, com doces como os famosos torrões e os bolos em massapão.

Este ano, o mercado na Plaza Mayor abriu as portas a 24 de novembro e por lá permanecerá até 31 de dezembro. As barraquinhas estão abertas das 10 às 21 horas de domingo a quinta-feira e até às 22 horas às sextas, sábados e vésperas de feriado. O mercado deste ano conta com 104 postos de venda.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT