Viagens

Um sonho para concretizar: passar uma noite num iglu na Gronelândia

Experiência única reabre ao público e pode ser feita em casal ou em grupo até 12 pessoas. Enquanto não vai, pode conhecer.
O desejo de aventura supera o frio

Por cá as temperaturas descem poucos graus abaixo de zero e já nos queixamos de estar um frio que não se aguenta, mas isso não nos faz esquecer a ideia de um dia visitar um iglu daqueles usados pelos esquimós e quem sabe até dormir num deles.

Esse sonho é mais fácil de realizar do que pensa —, basta ir até à Gronelândia, mais concretamente à cidade de Ilulissat, e conhecer o The Igloo Lodge. Esta verdadeira experiência do Ártico vai reabrir em janeiro e permite que, em pares ou em grupos de até 12 pessoas, tenha a oportunidade de dormir num dos seus seis iglus.

Aqui, frio não é um problema assim tão grande: cada iglu tem peles de rena, sacos-cama especiais para inverno e um candeeiro de petróleo na mesinha de cabeceira. Além disso, apesar de as temperaturas poderem ser bastante negativas ao ar livre, dentro dos iglus rondam os 0ºC, o que com o equipamento disponibilizado acaba por não ser tão mau.

iglu
Se tiver muito frio, pode ir para a cabana de apoio

Embora vá dormir num iglu, há uma cabana em madeira onde pode ir à casa de banho e onde as refeições são servidas. Em caso de ter mesmo muito frio, pode ir para lá durante a noite também — mas não é esse o objetivo, não é?

“Assim que entra no iglu pode ver o trabalho manual com que é criado, uma técnica que tem sido passada de geração em geração. Depois deitar-se e dormir lá como fizeram os Innuits por milhares de anos antes é um momento realmente especial”, diz o fundador da empresa, Jonny Cooper, citado pelo “Lonely Planet”.

Além de poder dormir num iglu, esta experiência inclui caminhadas pela neve com sapatos especiais, excursões em motas de neve para ver fiordes e ainda expedições às auroras boreais.

O The Igloo Lodge vai reabrir a 27 de janeiro e volta a encerrar a 8 de abril, por isso se quiser aproveitar para ir este ano, ainda que neste momento essa possibilidade seja uma incógnita, terá de ser entre estas datas. A experiência de um dia custa cerca de 335€ por pessoa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT