Viagens

Um verdadeiro paraíso aqui ao lado: esta é a melhor praia de Espanha

Valdevaqueros é um "éden natural com vista para a África e o vento como bandeira". Conheça os 10 areais obrigatórios deste país.
Fica em Tarifa, Cádis.

Praia de Valdevaqueros. Conhece este areal na zona de Tarifa, Cádis, na aqui tão perto Andaluzia? Então não sabe o que está a perder. Foi eleita, esta terça-feira 8 de junho, como a melhor praia de Espanha, pelos leitores da revista “Condé Nast Traveler” espanhola que votaram em massa para escolher a praia favorita daquele país. Desta vez, e contra todas as expetativas, não ganharam as Ilhas Cies, Ibiza ou Maiorca, mas sim este ´”imenso éden natural”.

Segundo explica a versão espanhola de uma das revistas de viagens mais prestigiadas do mundo, esta praia fica na zona de Tarifa, “com vistas de África e o vento como bandeira”.

Uma das características ímpares de Valdevaqueros tem a ver com sua dimensão: tanto do areal, como da água. No fundo, existe praia até perder de vista. Uma qualidade super importante em ano de pandemia, mas um ponto crucial para muitos banhistas quando escolhem as praias — mesmo em tempos de normalidade.

Há mais. Devido à sua localização única, mesmo a sul, vê-se, frisa a publicação, “a silhueta daquele continente chamado África, que nos desafia a alcançá-lo apenas esticando os braços”. Explica-se depois que passar férias neste “canto de Cádis” é uma verdadeira experiência de férias, feitas de dias de sol e praia, “de caminhadas pela sua margem infinita, de aperitivos acompanhados por gelados e espetadas de melancias muito frescas”.

Além das imensas dunas, tem uma floresta por perto e a movimentada Tarifa ao lado. E como se isso não bastasse, o vento é, aqui, um ponto fulcral. Valdevaqueros fica na encruzilhada “de dois mares, dois países e dois continentes”, por isso é um spot procurado pelos amantes de desportos associados ao vento.

Se quiser conhecer esta praia, agora que as fronteiras de Portugal com Espanha estão abertas — e que já foi esclarecido que os portugueses não precisarão de testes para entrar — saiba que partindo de Faro, por exemplo, são pouco menos de 400 quilómetros, ou seja menos de quatro horas de carro.

Encontra uma grande variedade de alojamentos nesta zona, na sua grande maioria icónicos e castiços, já que uma das grandes vantagens da região é não existirem ainda grandes resorts ou empreendimentos urbanísticos para poluírem a paisagem natural. La Casa de los Algarbes por exemplo, é uma boa opção. Fica a apenas 600 metros da nova melhor praia de Espanha.

De seguida, carregue na galeria para conhecer as restantes praias espanholas que chegaram à lista das cinco melhores, segundo os leitores da Condé Nast espanhola. O segundo lugar é um velho favorito de muitos portugueses, sobretudo dos que moram mais a norte do nosso País.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT