Viagens

Uma das torres mais icónicas de Londres vai ser transformada num hotel

É um dos símbolos da capital inglesa, mas foi vendida por 346 milhões de euros a uma das maiores cadeias hoteleiras dos EUA.
Tem 177 metros de altura.

Com 177 metros de altura, a famosa BT Tower, em Londres, não passa despercebida. Construída em 1964, é um dos símbolos da capital britânica e já chegou a ser considerada o edifício mais alto da cidade, pelo menos até 1980.

Nos primeiros anos, o último andar acolheu um restaurante giratório, mas depois começou a ser utilizado para eventos empresariais. Agora, prepara-se para ganhar uma nova vida: a icónica torre de comunicações vai ser transformada num hotel.

A BT Group oficializou a venda do edifício, que acabou de ser adquirido pela MCR Hotels por 347 milhões de dólares (cerca de 346 milhões de euros), a terceira maior gestora e dona de hotéis nos Estados Unidos.

“A torre desempenhou um papel vital no transporte de chamadas, mensagens e sinais de TV do país, mas cada vez mais entregamos conteúdo e comunicação por outros meios. Este acordo com a MCR irá permitir à BT Tower assumir um novo propósito, preservando este edifício icónico durante as próximas décadas”, afirmou Brent Mathews, diretor imobiliário da empresa, aqui citado pela “CNN”.

Esta última adição vai aumentar o portfólio da marca em cerca de 150 hotéis de luxo, incluindo o famoso TWA Hotel, no aeroporto JFK (Nova Iorque). “Ambos são peças de arquitetura inovadoras e de renome mundial. Foi um privilégio adaptar o TWA Flight Center para novos usos para as gerações futuras, tal como vai acontecer com a BT Tower”, acrescenta.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Snapper Matt (@s_nappe_r)

Já Tyler Morse, proprietário da MCR Hotels, adiantou que é um orgulho enorme “preservar este edifício” e que estão a trabalhar para desenvolver propostas para contar a sua história como “um hotel icónico”. Ainda não foram divulgados muitos detalhes, mas já se sabe que vão trabalhar com o Heatherwick Studio de arquitetura e design.

A história da BT Tower

A torre de comunicações foi inaugurada em 1965 pelo então primeiro-ministro Harold Wilson. O edifício, uma construção completamente revolucionária para a época, manteve-se como o mais alto de Londres até 1980, até ser ultrapassado pela NatWest Tower com 183 metros de altura. Atualmente, o arranha-céu mais alto é o The Shard, que se eleva a 310 metros de altura, praticamente o dobro.

Originalmente conhecido como Post Office Tower, foi projetada para transmitir sinais de micro-ondas de telecomunicações entre Londres e o resto do país. As antenas com formato de pratos acabaram por ser removidas há mais de uma década. Com o surgimento de novas tecnologias, tornaram-se obsoletas.

Apesar de não ter sido construída para ser uma atração turística, a torre esteve aberta ao público durante vários anos. Acolheu um restaurante no topo, mas fechou portas em 1971, após a explosão de uma bomba no 31.º andar, na madrugada de 31 de outubro. A explosão danificou edifícios e carros até 400 metros de distância, mas ninguém ficou ferido. Até hoje não se sabe ao certo quem foram os culpados, mas há quem acredite que os explosivos foram detonados por membros da Angry Brigade, um grupo de anarquistas que atuou no início dos anos 70.

Mais tarde, em 2009, a torre voltou a ser notícia devido à instalação de uma tela de LED de 360 graus, nos andares 36 e 37. Considerada a maior da Europa e da Ásia (com 280 metros quadrados), surgiu para contar os dias até os Jogos Olímpicos de 2012 começarem — sim, 1.000 dias antes.

Daí em diante, a “faixa informativa” tem sido usada para exibir várias mensagens, como o primeiro tweet da antiga Rainha Isabel II, em 2014, ou conselhos para as pessoas ficarem em casa na altura da pandemia.

Agora, prepara-se para entrar numa nova fase — mas ainda vai demorar. A BT Tower vai levar vários anos a desocupar totalmente as instalações devido à complexidade do trabalho, revela a MCR Hotels.

Como lá chegar

Mesmo em obras, a icónica torre merece sempre uma visita. Encontra bilhetes de ida e volta para Londres a partir de 109€. A BT Tower está situada na zona de Fitzrovia, pelo que consegue chegar facilmente de metro. A paragem é Warren Street.

Carregue na galeria para ver algumas imagens da famosa torre londrina.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT