Viagens

Vai nascer um novo mundo mágico inspirado em Harry Potter

São cinco andares de experiências, incluindo a criação de varinhas, museu interativo e eventos de magia, a abrir esta semana.
Uma delicia para os fãs.

Talvez não seja este ano que regresse a Londres — mas num mundo que, todos queremos acreditar, já poderá estar mais normal a partir do próximo ano, é sempre uma boa notícia a abertura de mais um local incrível para viver experiências e sentir ao máximo todo o mundo de magia de Harry Potter — e não só.

No centro da capital britânica, no número 26 da Greek Street do bairro do Soho, abre a 26 de setembro The Wands and Wizard Exploratorium, à letra o Exploratório de Varinhas e Magia  Trata-se de um novo espaço-experiência inspirado livremente no universo criado por J.K Rowling, pensado ao detalhe para a diversão, aprendizagem e imersão dos fãs de magia, de todas as idades. Não é um, porém, um parque oficial.

“O Wands & Wizard Exploratorium é amplamente inspirado em fantasia e ficção científica e é um lugar para fãs de magia. Não é endossado, afiliado ou associado à Warner Bros. ou JK Rowling ou de outra forma ligado a Harry Potter. Também não é endossado por, afiliado ou associado ao Senhor dos Anéis, Guerra dos Tronos, Rivers of London, The Magicians, Dune, The Name of the Wind, Star Wars ou qualquer texto ou série específica (embora amemos esses livros). Somos apenas geeks”, lê-se na página oficial do espaço.

Mesmo com a ironia da declaração a inspiração é, diz o “Insider” — o primeiro meio a adiantar a novidade e data de abertura — ligada a este universo do feiticeiro. O espaço foi fundado pela mesma equipa responsável por um já famoso bar em Nova Iorque dedicado também à magia — o The Cauldron. Agora em Londres, o Exploratorium está situado num edifício antigo com pisos de madeira irregulares, portas secretas, vitrinas enormes e uma fachada chamativa, em rosa berrante.

Aqui, neste prédio cor-de-rosa, encontra cinco andares de magia, dividida por experiências e por espaços. Os visitantes vão poder, por exemplo, sentir-se temporariamente bruxos ou feiticeiros, explorando tudo com a sua própria varinha mágica, que é usada como um dispositivo de controle pelo recinto. 

Pode depois ir explorando três secções. A primeira é a loja no piso térreo, onde os visitantes conseguem comprar esta varinha mágica interativa, e encontrar produtos educacionais, brinquedos “faça você mesmo”, além de muitos doces e gelados temáticos. 

A partir de 5 de outubro, fica disponível uma segunda seção: a “Experiência da Varinha Mágica”. Aqui, tem acesso a um workshop íntimo, no sótão do prédio, onde pode criar uma varinha mágica personalizada e para levar para a vida.

Esta aula interativa para pequenos grupos é liderada por um mestre fabricante de varinhas e depois de selecionar os seus materiais e componentes, os visitantes sairão com a sua própria varinha mágica iluminada para usar no Exploratorium, e em sua casa com produtos educacionais que ensinam ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

A terceira e última parte do Exploratorium a ser inaugurada será o museu de ciências “Wizard Exploratorium”, onde encontra instalações baseadas na ciência, definidas para dar vida à magia e mostrar como a fantasia se pode tornar real, da levitação, ao feitiço, fundição e plantas mágicas.

“Como ex-professor, não poderia estar mais animado em criar uma experiência exploratória para crianças e adultos que celebra conhecimento, literatura e imaginação, onde mostramos como a fantasia pode se tornar real com a tecnologia de hoje”, frisa à revista um dos co-fundadores, Matthew Cortland. “É por isso que fundamos a empresa e a paixão que move nossa equipe. Num mundo Covid, é mais importante do que nunca fornecer experiências seguras, divertidas e educacionais para o desenvolvimento de mentes”, adiantou.

Aqueles que visitarem o novo espaço em outubro vão poder desfrutar de uma experiência assustadora extra, já que o Exploratorium vai ter diversos detalhes e eventos ligados ao Halloween. 

As crianças até aos 12 anos não pagam para entrar no Exploratoriom, e os adultos pagam cerca de 22€, com o aluguer de uma varinha exploratória incluída. Já a experiência de criação de uma varinha mágica custa 55€, mas um adulto pode acompanhar, sem pagar, uma criança que participe na aula. 

As iniciativas e espaços criados à volta do feiticeiro mais famoso do mundo não ficam por aqui. Na passada semana, foi anunciado que Harry Potter vai ter uma estátua em Londres — esta sim, oficial. O feiticeiro será imortalizado na Leicester Square da capital britânica ainda em setembro. 

A estátua criada pelo famoso escultor Andrzej Szymczyk, é a mais recente da série “Scenes in the Square”, que já junta nomes como Laurel & Hardy, Bugs Bunny, Mary Poppins, Mr Bean e Paddington, para alegria que quem frequenta aquela praça, conhecida pelas suas ante-estreias mundiais de cinema.

O busto será feito à imagem do ator Daniel Radcliffe ao encarnar a personagem do feiticeiro, numa cena de quadribol da primeira adaptação para o cinema dos famosos livros de J.K Rowling, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. A estátua será colocada no terraço norte da Leicester Square, perto do local da estreia mundial deste filme em 2001. 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT