Viagens

Vai deixar de ser preciso passaporte para embarcar no “melhor aeroporto do mundo”

A partir de 2024, os viajantes já não serão obrigados a mostrar os documentos. O reconhecimento facial passa a ser a norma.
Vai ser muito mais fácil.

Apanhar o avião num dos melhores aeroportos do mundo vai passar a ser muito mais tranquilo. A partir de 2024, os passageiros de Changi (Singapura) poderão deixar a cidade-estado sem a necessidade de apresentarem o passaporte. Tudo graças à tecnologia que possibilita atravessar as portas de embarque utilizando apenas dados biométricos, como o reconhecimento facial.

“Singapura será um dos primeiros países a introduzir autorização de imigração automatizada e sem passaporte”, anunciou a ministra das comunicações, Josephine Teo, citada pela CNN. 

A tecnologia biométrica já começou a ser usada em alguns pontos de controlo de imigração no aeroporto. O objetivo é reduzir a “necessidade dos passageiros apresentarem repetidamente os documentos da viagem”, explicou.

A ideia é criar um “token único de autenticação” em várias zonas, da entrega das bagagens até ao embarque no avião, para que os viajantes não precisem de estar constantemente a mostrar o passaporte.

O aeroporto de Singapura foi eleito, mais do que uma vez, o melhor do mundo. Entre lojas de sonho e dezenas de restaurantes, tem o escorrega mais alto do planeta, um cinema gratuito aberto 24 horas, piscina na cobertura e até um parque de borboletas.

Como se tudo isto não bastasse, há ainda uma cascata verdadeira dentro do terminal: a Rain Vortex, que tem espetáculos constantes de água e luz. E também foram criadas redes de caminhada e saltos, que permitem aos visitantes passearem pelo ar.

Além da oferta e funcionalidade, o aeroporto de Changi é ainda uma maravilha arquitectónica, como se percebe pelo Forest Valley, um parque com árvores tropicais, um campo de girassóis e ainda um Fish Spa. 

Carregue na galeria para descobrir os dez melhores aeroportos do mundo, segundo o AirHelp, site dedicado à defesa dos passageiros aéreos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT