Viagens

Vai ser proibido fumar nas praias de Barcelona já a partir deste verão

Iniciativa começa em modo experiência em algumas praias. Se correr bem, passa a ser permanente.
Já a partir de 29 de maio.

Vai ser proibido fumar nas praias da Barcelona. A medida é uma experiência piloto por parte da autarquia, que a vai levar ainda a consulta pública, durante 15 dias. Se a experiência for bem aceite, a medida temporária passará a vigorar para sempre em todas as praias da cidade.

É já neste verão de 2021 que a medida vai ser implementada. A medida vai vigorar, pelo menos, entre os dias 29 de maio e 12 de setembro de 2021. Das 10 praias da cidade catalã, quatro vão integrar este projeto sem fumo: Sant Miquel, Somorrostro, Nova Icària e Nova Mar Bella.

O “La Vanguardia” explica que a decisão não se relaciona com a pandemia. É uma aposta na saúde, na defesa do meio ambiente e na preservação de um espaço de convivência público sem fumo. Na apresentação da medida esta quarta-feira, 17 de fevereiro, Gemma Tarafa, responsável autárquica da pasta de Envelhecimento e Cuidados, realçou que se trata também de algo na defesa das populações mais vulneráveis ao fumo do tabaco. “Tornar uma cidade saudável é torná-la sem fumos”.

Os areais das praias não são o único local onde Barcelona pondera estas novas restrições. A autarquia admite proibições futuras em locais como paragens de autocarro ou parques públicos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT