Viagens

Veluvana. O retiro paradisíaco com as piscinas mais espectaculares de Bali

Uma das casas de bambu tem um elevador ao ar livre que o leva diretamente para uma piscina no terraço.
São um sonho.

Não é novidade nenhuma que a chamada “ilha dos Deuses”, na Indonésia, costuma estar no topo das buckets lists dos destinos a visitar de muitos viajantes. Com as suas praias idílicas, as montanhas vulcânicas repletas de florestas, os arrozais, os templos e as cascatas, Bali conquista facilmente qualquer pessoa. No meio disto tudo, a tarefa mais difícil é mesmo escolher um sítio para ficar hospedado, com tantas opções de sonho.

Se quer realmente viver uma experiência única, esqueça os hotéis de cinco estrelas e os resorts tudo-incluído. Não há nada como pernoitar num alojamento que respeite as tradições balinesas, como as típicas casas feitas de bambu, construídas no meio das árvores e onde o único som que se ouve é o dos pássaros. 

O Veluvana Bali, por exemplo, pode muito bem ser tudo aquilo que procura quando pensa na Indonésia. Começou a receber hóspedes em 2020, mas tornou-se viral nas redes sociais nos últimos meses — e basta olhar para as fotografias para perceber porquê.

“Não é um hotel chique, mas sim uma casa de bambu única com uma vista maravilhosa sobre o Simeden Valley, uma paisagem tropical genuína com o pico do Monte Agung nas costas”, começam por descrever no site. O alojamento destaca-se sobretudo pela vista privilegiada para o vulcão ativo mais alto da cidade, com 3.142 metros de altitude.

A construção e o mobiliário são maioritariamente feitos de bambu local, com telhados cobertos de palha de arroz. As estruturas instaladas no meio de um arrozal foram projetadas e construídas por artesãos balineses de modo a terem um impacto mínimo na paisagem.

Inicialmente, tinham apenas uma única villa, mas o projeto foi crescendo nos últimos anos. Agora contam com cinco opções de alojamento, inspiradas em animais como o escorpião, a manta, o polvo, a coruja e a cobra. Todos se baseiam no conceito de espaço aberto, embora apresentem particularidades diferentes. 

A Villa Escorpião, uma das mais recentes do Veluvana Bali, inaugurada em fevereiro deste ano, destaca-se por ter uma piscina escondida sob o quarto principal (que não tem portas), que possuiu uma cama em movimento, com vista para os campos de arroz verdejantes e o Monte Agung. Aqui, encontrará ainda um baloiço e uma espécie de sofá sobre a água.

Já a Manta apresenta um design mais peculiar, em forma de raia, e inclui uma piscina de vidro, a poucos metros do chão. Um dos ex-libris deste refúgio de sonho é a Villa Polvo. Uma das características mais exclusivas do espaço é o elevador ao ar livre que o leva diretamente à piscina circular no terraço. 

A casa inspirada nas cobras é a maior de todas, com capacidade para quatro hóspedes e três andares, sendo que os quartos ficam nos dois últimos. O piso térreo é inteiramente ocupado pela piscina, que se estende do interior  ao exterior do alojamento. 

A primeira villa a ser construída foi a da Coruja, com uma estrutura que parece ter asas — mas esta não levanta voo. Em contrapartida, os hóspedes podem apreciar a vista desimpedida para o vulcão deitados na rede suspensa no andar superior da casa. Uma estadia que sonho, com preços desfazados da realidade dos comuns mortais: uma noite numa destas villas custa 534€, um valor bastante acima dos habitualmente praticados na Indonésia. As reservas podem ser feitas online.

Como lá chegar

O Veluvana Bali está situado em Siedemen, uma pequena cidade substancialmente menos movimentada que Ubub. Contudo, para lá chegar, precisa de aterrar no aeroporto de Bali. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta desde 876€, com uma escala.

Assim que aterrar, a única alternativa é chamar um táxi (a não ser que alugue uma moto), que o levará até ao local em menos de uma hora.

A seguir,  carregue na galeria para conhecer estas incríveis villas na Indonésia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT