Não, não é um erro. O comboio de luxo de que falamos não é o Orient Express mas o Norient Express, uma das viagens de luxo que deverão chegar à Europa no próximo ano e que marcam a tendência da troca dos aviões pelos comboios.
Imagine o seguinte cenário: seis dias seguidos, imersos na intocada beleza da Noruega, numa rota que liga Bergen à, ainda mais a norte, cidade de Trondheim. É isso que promete o Norient Express, a grande novidade das linhas ferroviárias do país.
Desde logo, trata-se de um comboio totalmente elétrico, que reflete as preocupações ambientais e de sustentabilidade do país nórdico. Trata-se do primeiro modelo elétrico do género, que irá percorrer mais de 1000 quilómetros através de algumas das vias ferroviárias mais bonitas do mundo.
A experiência garante que no interior do comboio — que, na verdade, serão dois, prontos para realizar a rota definida — se irão encontrar cabines e acomodações de luxo, que privilegiam “o uso de materiais naturais”. Além das cabines, os comboios terão inclusivamente ginásios e até zonas de observação da natureza, com amplas janelas de vidro que permitem espreitar a paisagem.
Terá um total de 34 assentos duplos em cada carruagem, que asseguram amplo espaço para os passageiros. E a rota não se faz apenas sobre carris.
O expresso promete várias paragens durante a rota que dura seis dias, para que os passageiros possam conhecer várias localidades, mas também aproveitar refeições em restaurantes históricos que se encontram pelo caminho. E conte com várias pernoitas em hotéis de referência durante a semana de viagem.
A rota arranca na cidade costeira de Bergen e ruma a Trondheim por um percurso inusitado. Em vez de se dirigir imediatamente a norte, o comboio viaja até ao outro lado do país, para chegar à capital Oslo, de onde parte então para Trondheim, mais a norte.
O projeto é um dos novos ícones do turismo da Noruega, que coloca o ênfase da viagem não só na ecologia da locomoção elétrica — aliado a sistemas de eficiência energética e o uso de materiais naturais —, mas também na imersão na beleza natural.
Por enquanto, não há mais detalhes sobre o Norient Express. Sabe-se apenas que está previsto arrancar num ano, no outono de 2025.