Viagens

Vem aí um curso online para acabar com o medo de voar — que a pandemia agravou

A 1.ª Edição do Curso Check-in é uma iniciativa da Voar Sem Medo, para quem quer enfrentar os seus receios de frente.
Há ajuda a caminho.

Para muitos, voar é uma verdadeira fonte de alegria. Da emoção de partir à aventura, ao ambiente dos aeroportos aos próprios aviões, das free shops aos rituais de embarque — há quem adore cada detalhe. E há quem sofra com tudo isto: agonize perante os voos, devido a uma fobia que é afinal uma das mais comuns do mundo.

É mesmo assim: se está no segundo grupo não pense que é uma minoria. Há anos que os especialistas desconstroem em explicações muito simples e lógicas esta fobia de voar. O medo dos aviões, dizem, mexe com os nossos principiais temores e inseguranças: a falta de controlo, é uma das principais. Sobretudo quando pensamos no que sentimos quando conduzimos um carro (ou uma mota) onde sentimos, ainda que possa ser uma ilusão, que estamos a controlar a situação. Num avião, temos de abdicar dessa sensação — o piloto é um desconhecido.

O próprio facto de estar no ar parece, para muitos, irracional. Do género: pés ou rodas em contacto com a terra, tudo bem. Já voar, embora todos entendamos como acontece, o nosso subconsciente ainda estranha. E depois há os acidentes. São raros, estatisticamente raríssimos — segundo os números, é muito mais provável ter acidentes de carro do que de avião, e é ainda mais provável que se morra de doenças do que qualquer um destes incidentes. Mas se começa a pensar neles…

Com a pandemia e a consequente paralisação do transporte aéreo a nível global, viajar de avião deixou de ser uma hipótese para a generalidade das pessoas. Para muitas, uma perda, para outras, um alívio. E com a retoma dos voos comerciais, o medo de viajar de avião volta a emergir e surge agravado por preocupações que não existiam antes da pandemia.

Porque a falta de informação acerca de tudo o que envolve o transporte aéreo pode dar lugar a preocupações infundadas, a equipa de especialistas da Voar Sem Medo lançou o 1.º Curso Check-in Online, que vai acontecer já no próximo dia 4 de dezembro. O objetivo deste novo formato online é desmistificar preocupações, combater receios e responder a todas a questões que afligem quem tem medo de voar.

Segundo explica à NiT a empresa especializada neste tema, no pico inicial da pandemia, “as fronteiras fecharam e os aviões ficaram em terra. E chegaram-nos imagens desoladoras de aeroportos desertos, por todo o mundo, com dezenas de aviões estacionados, que testemunhavam a paralisação quase total do transporte aéreo.”

Para muitas pessoas, a impossibilidade de voar significou tristeza e privação: deixaram de ir de férias, de visitar amigos ou familiares que vivem distantes, de expandir o seu negócio além-fronteiras ou de concretizar um projeto profissional que implicaria deslocações aéreas ao estrangeiro.

No entanto, à medida que os efeitos da pandemia se foram atenuando, o transporte aéreo começou a normalizar e muitas destas pessoas retomaram com entusiasmo as tão ansiadas viagens de avião. Mas não todas: de acordo com a Voar sem Medo, estudos internacionais referem que entre 20 por cento a 40 por cento da população adulta tem medo de o fazer.

“Durante mais de um ano, quem tem medo de voar suspirou de alívio por não ter que se confrontar com a necessidade de viajar de avião. Havia uma razão mais do que legítima para não utilizarem o transporte aéreo e isso libertava-as do embaraço de inventarem desculpas para se esquivarem à viagem aérea”, explica à NiT Cristina Albuquerque, a diretora da Voar Sem Medo.

A empresa foi fundada em 2011, por esta psicóloga línica com certificação em Psicologia da Aviação, com um objetivo claro: “ajudar todas as pessoas para quem viajar de avião constitui um problema.”

“Neste centro pioneiro em Portugal, as pessoas com medo de voar têm à disposição uma equipa pluridisciplinar, constituída por profissionais altamente qualificados, de psicólogos a pilotos, tripulantes de cabine, engenheiros aeronáuticos e controladores de tráfego aéreo”, conta-nos.

Aqui, aqueles com medo de voar são alvo de uma intervenção especializada que pode incluir duas componentes distintas, separadamente ou em complementaridade. Uma é a informação sobre aspetos técnicos da aviação, algo que acontece em grupo — no fundo como funciona um avião, os ruídos, o que é normal e não, as condições meteorológicas, a manutenção das aeronaves, a turbulência, o controlo de tráfego aéreo. Esta componente é a que decorrerá online no próximo dia 4.

A segunda possível fase, trata-se de psicoterapia especializada para fobia de voo, presencial, através de sessões individuais que continuarão a decorrer em Lisboa e no Porto e que podem incluir um voo terapêutico.

De acordo com Cristina Albuquerque, o Curso Check-in online vem substituir o módulo de Informação sobre Aspetos Técnicos da Aviação, que até aqui era presencial e inseparável da intervenção psicológica.

A relevância deste novo formato (online) reside “na oportunidade que as pessoas passam a ter de assistir ao curso a partir do seu computador, onde quer que estejam, o que vai permitir abranger quem vive nas ilhas (Madeira e Açores) ou portugueses residentes no estrangeiro.” Além disso, durante um ano, ficam com a possibilidade de aceder à gravação do curso, as vezes que quiserem, para rever os conteúdos, “o que é uma enorme mais-valia.”

Em muitos casos, a informação sobre aspetos técnicos da aviação é suficiente para desmistificar todas as preocupações. “Muitas pessoas passam a viajar de avião mais confiantes e descontraídas depois de compreenderem como tudo funciona”, diz a psicóloga. No entanto, caso apresentem um quadro de clínico de ansiedade (ou diagnóstico de Fobia de Voo), o curso Check-in Online deverá ser feito em complementaridade com a componente de Psicoterapia Individual .

Segundo a especialista, a pandemia trouxe uma nova emergência a estas ajudas, até porque trouxe também novas preocupações. Especialmente, questões relacionadas com a segurança de voo: Será seguro viajar depois da pandemia? Com os aviões parados durante tanto tempo, podem surgir mais problemas técnicos? Que riscos de deterioração podem existir para as aeronaves? Que medidas se tomam para garantir a boa manutenção das aeronaves e manter a segurança de voo?

Haverá ainda novas preocupações, como o risco de ser contaminado ou de contaminar, a necessidade de cumprir medidas de proteção, a perspetiva de ficar preso num lockdown num qualquer país estrangeiro, as intermináveis filas para apresentar atestados de vacinação ou a necessidade de fazer testes: todos estes aspetos constituem fatores de stress para o passageiro aéreo.

O Curso Check-in Online consiste num programa de 8 horas, realizado online, com um número limitado de participantes. É ministrado pela equipa de especialistas da Voar Sem Medo (pilotos, tripulantes de cabine, engenheiros aeronáuticos e controladores de tráfego aéreo) e foi desenhado para responder às questões mais frequentes de quem tem receio de viajar de avião.

A Voar sem Medo tem protocolos de colaboração a Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea, a Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine, a NAV-EP Navegação Aérea de Portugal e a ANA VINCI Aeroportos de Portugal.

As inscrições para o curso são online e custa 197€. As inscrições já estão abertas e são limitadas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT