Fora de casa
ROCKWATTLET'S ROCK

Viagens

Veneza cada vez mais cara. Taxa turística vai ser cobrada durante mais dias em 2026

A nova medida vai afetar as excursões de um dia na região e será válida por 60 dias na época alta.

Pelo terceiro ano consecutivo, Veneza, em Itália, vai prolongar o número de dias em que taxa turística estará em vigor. A Câmara Municipal local confirmou que o imposto de entrada para os viajantes que visitem a região só por dia vai regressar em 2026.

Em 2025, o número de dias em que a taxa para entrar na cidade esteve em vigor foi de 54. No próximo ano, vai ser alargado para 60, entre 3 de abril e 26 de julho, das 8h30 às 16 horas. Fora deste período, o acesso diário poderá ser feito sem pagar. 

Não se sabe, no entanto, se o preço se manterá o mesmo. Este ano, o valor foi de 5€ para viagens diárias feitas com antecedência e 10€ para as escapadinhas de última hora.

A cidade italiana foi a primeira do mundo a introduzir uma taxa de entrada, em abril de 2024. No início, esta era válida por um período de 29 dias, sendo que o número aumentou ao longo dos anos. O imposto visa conter o turismo de excursionistas (ou seja, pessoas que visitam a região apenas por um dia), de forma a reduzir a sobrecarga na região durante a época alta.

Para visitar a cidade, os turistas podem “reservar” o dia que mais lhe convém através do site da Câmara. Os viajantes que passam apenas um dia na região, recebem um QR Code que é verificado em sete pontos de acesso pela cidade, incluindo a principal estação ferroviária, segundo a “Euronews.”

O mesmo acontece com os visitantes que ficam alojados em hotéis. No entanto, neste caso, não precisam de pagar a taxa, porque esta já está incluída no valor da estadia.

ARTIGOS RECOMENDADOS