Viagens

Viagem de Lisboa a Madrid vai demorar menos de 9 horas de comboio a partir de outubro

As duas capitais ibéricas vão ficar mais próximas, mas ainda é preciso apanhar três comboios para chegar ao destino.
Boas notícias.

De Lisboa a Madrid vão ser precisamente 8h48 de viagem sobre carris, mas só a partir de 9 de outubro. Ainda é uma viagem bastante longa, tendo em conta que as duas capitais ibéricas estão separadas por 630 quilómetros (o equivalente a pouco menos de seis horas de carro), mas já é um avanço.

À segunda tentativa — e com dois meses de atraso —, finalmente conseguiu-se arranjar forma de encurtar a viagem entre as duas cidades. Os horários já foram autorizados pela IP e estão disponíveis na página da CP.

A partir de 9 de outubro, quem for até à capital espanhola já não precisa de apanhar quatro comboios, mas sim três, num tempo total de 8h48. Já no percurso inverso, a deslocação demorará um pouco mais: 9h30.

Para chegar a Madrid, primeiro precisa de apanhar o Intercidades que parte em Santa Apolónia, por volta das 12h30, com chegada ao Entroncamento pelas 13h29. Sete minutos depois, parte o comboio regional até Badajoz, que deverá chegar por volta das 17h26 (hora espanhola). Só tem de esperar outros dez minutos para entrar no comboio Intercity da Renfe, que termina a viagem na estação de Madrid-Chamartín às 22h18. Contudo, a ligação entre as capitais ibéricas não é assegurada ao fim de semana, visto que não há Intercity entre Madrid e Badajoz.

Desde 2020, devido à pandemia da Covid-19, que as duas cidades europeias ficaram sem um comboio direto que as una. A ministra dos transportes de Espanha, Raquel Sánchez, já garantiu que a ligação rápida entre Lisboa e Madrid vai ser uma realidade até ao final de 2023, quando estiver concluído o troço entre Évora e Elvas, que permitirá comboios a 250 quilómetros por hora.

Com o novo traçado, que consiste numa linha em via única, o trajeto passa a ser encurtado. A nova opção vai diminuir o tempo da viagem para cerca de seis horas de duração.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT