Viagens

A vila medieval espanhola mais espetacular que já foi cenário de uma série da HBO

A arquitetura tem influência árabe e tudo aqui parece ser de outro tempo. Até a calma, que é perfeita para uma escapadinha.
Parece que nos transporta no tempo

O confinamento e todas as restrições de viajar fazem com que tenhamos cada vez mais vontade de sair de casa e viajar. O problema é que ainda vai demorar algum tempo para que possamos regressar às condições de viagem que tínhamos antes da pandemia.

A solução para encontrar o equilíbrio entre querer viajar e não poder pensar em destinos longínquos pode passar por ir conhecer melhor o país vizinho. Sim, Espanha tem vários locais que vale a pena descobrir e onde pode ir facilmente de carro, evitando grandes concentrações de pessoas em aeroportos, por exemplo.

Um desses pequenos paraísos para descobrir é Pedraza, uma vila medieval de Segovia. O nome soa-lhe familiar? É normal, a pequena povoação serviu de cenário à série “30 Monedas”, de Álex de la Iglesia, e ao contrário do que é comum acontecer, mantiveram o nome real.

“É talvez a vila mais bonita de Espanha, dura, de pedra, muito seca”, é assim que o realizador, citado pela revista “Architectural Digest”, descreve a zona. A praça principal e os seus arcos certamente que são um dos seus encantos.

Situada um pouco acima de Madrid, esta vila habitada por poucas centenas de pessoas tem elementos de arquitetura árabe que remetem para o século XVI e que a tornam ao mesmo tempo encantadora e misteriosa. Em relação a Portugal, podemos dizer que fica a cerca de 700 quilómetros de Lisboa e a perto de 550 quilómetros do Porto.

A entrada é feita pela Puerta de la Villa porque, tal como pode ver-se na série, esta é uma pequena vila cercada por muros. Curiosamente, era também nesse ponto de acesso que ficava a antiga cadeia.

Se daí seguir pela rua principal, irá então encontrar a Plaza Mayor, o lugar mais amplo. É também aí que está a igreja de San Juan Bautista, outro dos cenários recorrentes da série. Aqui, apenas o exterior corresponde ao que pode ter visto na série, porque as cenas de interior foram gravadas noutra localização. Pode ainda visitar o Castelo de Pedraza, o ponto mais conhecido da povoação.

Uma das tradições locais, pelo menos antes da pandemia, era enfeitar toda a vila com velas durante os fins de semana de julho. Nessa altura é também costume realizarem-se vários concertos ao ar livre.

Na hora de provar a gastronomia local, não se esqueça que dois dos pratos mais comuns de Pedraza são o cordeiro e o leitão assados.

Para quem ainda não ficou convencido por esta vila medieval, fique a saber que foi recentemente eleita como um dos 50 destinos mais populares de Espanha para 2021.

No se me ocurre mejor momento que ahora para desear ser un pájaro y volar bien alto… 🐦

Posted by Pedrazasegovia on Thursday, April 2, 2020

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT