Viagens

Voltaram os passes de Interrail gratuitos — há 35 mil disponíveis

Jovens até aos 18 anos podem já se podem inscrever. Viagem terá a duração máxima de um mês.
Já se pode inscrever.

O programa que permite aos jovens fazer um Interrail gratuito está de volta. A Comissão Europeia, como já é tradição, voltou a disponibilizar 35.500 passes a quem está prestes a fazer 18 anos, ou seja, aos que nasceram entre 1 de julho de 2005 e 30 de junho de 2006.

Caso se queira candidatar, é necessário que resida num dos 27 estados-membro ou então em algum dos países parceiros do programa de Erasmus — o responsável pela organização da viagem — como a Sérvia, Turquia, Liechtenstein, Noruega, Macedónia do Norte e a Islândia.

No ato da inscrição vai ter de indicar alguns aspetos essenciais, como o tempo em que deseja viajar (sendo o limite máximo de um mês), onde pretende ir, o que quer conhecer, qual é o orçamento que tem disponível. Além disso, vão ser feitas seis perguntas de escolha múltipla sobre a União Europeia, às quais pode responder sozinho ou em grupo, caso queira fazer esta aventura com mais cinco amigos. Devem tentar ser rápidos, uma vez que existem limites de vagas.

O voucher geral oferecido tem um valor de 283€, os quais são destinados a gastos em transportes. Cada um dos participantes terá também direito ao Cartão Jovem Europeu, que dá direito a descontos em atividades culturais, alojamento e até algumas refeições.

Lançada em 2018, a iniciativa de oferecer um passe de Interrail a jovens com 18 anos foi um sucesso imediato. Duas vezes por ano, uma por altura da primavera e outra no outono, são atribuídos milhares de vouchers gratuitos como forma de celebrar a entrada na vida adulta e abrir novos horizontes, culturas e caminhos aos viajantes.

Além da viagem, os participantes são convidados a tornarem-se Embaixadores do DiscoverEU. São também encorajados a contactar outros viajantes no grupo oficial do DiscoverEU no Facebook para partilhar vivências e trocar dicas, especialmente sobre experiências culturais ou sobre como viajar de forma digital e sustentável.

As inscrições podem ser feitas online, sendo que estão abertas até 30 de abril. Os jovens que conquistarem esta oportunidade vão ser conhecidos a partir de junho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT