Viagens

Voos entre Portugal e Brasil suspensos a partir de sexta-feira

Governo português anunciou a decisão devido à atual situação da pandemia.
Pelo menos até 14 de fevereiro.

Os voos entre Portugal e o Brasil vão ser suspensos já a partir da próxima sexta-feira, dia 29 de janeiro — e assim se irão manter pelo menos até dia 14 de fevereiro. A medida vai ter efeito a partir da meia-noite de sexta-feira.

A decisão foi tomada pelo governo português na sequência da evolução nas últimas semanas da pandemia. “Tendo em conta a evolução da situação epidemiológica a nível mundial, o aumento dos casos de infeção por SARS-CoV-2 em Portugal e a deteção de novas estirpes do vírus”, explica-se em comunicado, “o governo decidiu suspender os voos de e para o Brasil”.

As regras aplicam-se a qualquer tipo de voo, privado ou comercial, e funcionam nos mesmos moldes que estão atualmente em vigor com o Reino Unido, o outro país em que os voos também estão suspensos. As únicas exceções são “para efeito de repatriamento dos cidadãos nacionais e membros das respetivas famílias, bem como de titulares de autorização de residência em Portugal”.

Mesmo estes passageiros só poderão voar se tiverem feito um teste PCR, cujo resultado seja negativo para a Covid-19, nas 72 horas antes do voo. Além do mais, “à chegada a território nacional têm de cumprir, obrigatoriamente, um período de 14 dias de quarentena no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT