Viagens

Voos entre Portugal e o Reino Unido serão suspensos a partir de sábado

A medida foi anunciada pelo primeiro ministro após uma videoconferência com líderes dos Estados-membros da União Europeia.

Esta quinta-feira à noite, 21 de janeiro, o primeiro-ministro anunciou ao País que os voos entre Portugal e o Reino Unido serão suspensos já a partir da meia-noite do próximo sábado, dia 23. 

António Costa afirmou que a única exceção à medida serão as ligações aéreas de natureza humanitária, para assegurar o repatriamento de cidadãos portugueses e britânicos que desejem regressar aos seus países. 

Esta decisão foi tomada após uma videoconferência numa cimeira informal de líderes da União Europeia destinada a coordenar as medidas de combate à pandemia de Covid-19 entre os Estados-membros. O conselho europeu decidiu que as fronteiras internas se vão manter abertas. Relativamente a voos para outros destinos, a decisão, disse o primeiro ministro, foi no sentido de “manter as medidas que existem de controlo da pandemia.”

A variante britânica do vírus da Covid-19 continua a espalhar-se pelo mundo e foi detetada até esta quarta-feira, 20 de janeiro, em 60 países e territórios, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Isto significa que a nova estirpe está agora presente em mais dez países e territórios face ao avaliado em 12 de janeiro.

A variante britânica — comunicada em meados de dezembro — é considerada 50 a 70 por cento mais contagiosa do que o novo coronavírus original e está presente nas seis áreas geográficas da OMS.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT