viagens

Vulcão entra em erupção na Islândia depois de milhares de sismos

Só nas últimas semanas foram registados 40 mil abalos. Fagradalsfjall fica a poucos quilómetros da capital Reiquejavique.
A localidade mais próxima fica a 10 quilómetros.

Na noite desta sexta-feira, 19 de março, entrou em erupção um vulcão na Islândia, em Fagradalsfjall, uma península montanhosa a 30 quilómetros da capital Reiquejavique. Nas últimas semanas, aquela zona do país tinha registado mais de 40 mil sismos. A circulação no aeroporto internacional de Keflavik acabou por ser interrompida, mas reposta umas horas mais tarde.

Pouco passava das 22 horas locais, 20 horas em Lisboa, quando começou a erupção. Nas redes sociais foram partilhadas várias imagens com os céus em tons avermelhados. As primeiras avaliações feitas pelo Instituto Meteorológico da Islândia davam conta de que a fissura tinha 200 metros de comprimento, mas a informação foi depois corrigida para uma dimensão de 500 a 700 metros.

As erupções chegaram a atingir 100 metros de altura. A proteção civil alertou as comunidades vizinhas para permanecerem em casa e fecharem as janelas devido à quantidade de dióxido de enxofre de iria circular durante as horas seguintes.

Fagradalsfjall fica no sistema vulcânico Reykjanes, que não entrava em erupção há quase 800 anos. Especialistas na matéria afirmam que este poderá ser um início de um longo período de erupções naquela zona. Por enquanto, não existem grandes sinais de alarmismo.

O magma expelido não atingiu uma área superior a um quilómetro quadrado e as fontes de lavas causas não foram muito extensas. Todas as estradas na região acabaram por ser cortadas de forma preventiva.

A localidade mais próxima, Grindavík, fica a 10 quilómetros e não foi dada qualquer ordem de evacuação. Em 2010, uma grande erupção no país, do vulcão Eyjafjallajökull, também na parte sul da Islândia e a 170  quilómetros de Fagradalsfjall, levou à evacuação de várias localidades.

Devido aos fumos e cinzas expelidos, foram cancelados mais de 900 mil voos na Europa. Não se prevê que tal aconteça com recente erupção, uma vez que não está previsto mais lançamento de fumo para a atmosfera, de acordo com os especialistas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT