Viagens

Vulcão entra em erupção na Islândia pela quinta vez. As imagens são assustadoras

A atividade vulcânica começou em dezembro de 2023. O famoso spa geotérmico Lagoa Azul já foi evacuado.
Entrou em erupção esta quarta-feira.

A Islândia não tem tido descanso nos últimos meses. Um vulcão na península de Reykjanes, no sudoeste do país, voltou a entrar em erupção esta quarta-feira, 29 de maio, obrigando à evacuação do famoso spa geotérmico Lagoa Azul. É a quinta erupção a ocorrer na região desde dezembro de 2023.

O fenómeno começou no início da tarde, após uma série de abalos sísmicos a norte de Grindavik, uma cidade costeira com cerca de 3.800 habitantes. O Gabinete Meteorológico da Islândia (IMO) informou que a lava estava a ser expelida a partir de uma fissura com cerca de um quilómetro de comprimento e chegou a atingir uma altura de cerca de 50 metros. Isto quase três semanas após o fim de uma erupção anterior que esteve em curso desde 16 de março.

As fotografias do momento já começaram a ser partilhadas nas redes sociais — e são tão incríveis quanto assustadoras. Além disso, é possível ver o vulcão em atividade em direto online.

A província de Reykjanes fica situada a 30 quilómetros de Reiquiavique, a capital do país. A 11 de novembro, face ao risco iminente de erupção, as autoridades islandesas já haviam procedido à retirada dos quatro mil habitantes da vila piscatória de Grindavik. Desde então, só puderam visitar as suas casas em determinados horários do dia. Apesar da baixa densidade populacional, trata-se de uma região bastante concorrida devido ao spa geotérmico Blue Lagoon — uma das maiores atrações turísticas da Islândia, situada a cinco quilómetros de Grindavik.

A Islândia, que fica acima de um ponto quente vulcânico no Atlântico Norte, vê erupções regulares e já tem experiência em lidar com elas. A mais perturbadora dos últimos tempos foi a do vulcão Eyjafjallajokull, em 2010, que lançou enormes nuvens de cinzas na atmosfera e levou ao encerramento generalizado do espaço aéreo na Europa. Com esta erupção, contudo, não são esperadas perturbações no tráfego aérea, uma vez que o vulcão Reykjanes apresenta características geológicas distintas.

Carregue na galeria para ver as imagens incríveis do vulcão a entrar em erupção na Islândia.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT