Viagens

Vulcão entra em erupção na Nova Zelândia e provoca cinco mortos

O vulcão da ilha Branca, conhecido como Whakaari, é um dos mais ativos daquele país.
Ilha Branca.

O vulcão da ilha Branca, na Nova Zelândia, entrou em erupção às 14h11 desta segunda-feira (1h11 em Portugal), 9 de dezembro. Até ao momento, já morreram cinco pessoas, 12 pessoas estão desaparecidas e dezenas de outras vítimas encontram-se em condições instáveis no hospital devido à inalação de gases tóxicos e cinzas, noticia o jornal inglês “The Guardian”,

Também conhecido por Whakaari, este é o vulcão mais ativo daquele país. Segundo a polícia local, 50 pessoas estariam na ilha no momento da erupção. Mais de 20 eram turistas australianos.

Pelo menos 12 pessoas ainda estão na ilha, mas poderão ser muitas mais. Existe uma área restrita à aviação, e ainda não se sabe quando será possível concluir o resgate que está a ser realizado perto da costa. Mesmo havendo pessoas que ficaram para trás, a polícia neozelandesa diz que não acredita que haja sobreviventes na ilha.

A erupção não foi particularmente grande. E uma vez que o vulcão estava mais ativo nas últimas semanas, o nível de alerta era maior do que o costume (quatro, em cinco). Segundo a mesma publicação, o vulcão é visitado por 10 mil pessoas por ano.

A última erupção na ilha Branca aconteceu em 2016, sem registo de feridos. Por outro lado, a última erupção mortal data de 1914, quando morreram 12 mineiros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT