Viagens

Zara Rutherford, a mais jovem piloto a dar a volta ao mundo sozinha num avião

Completou a viagem em 155 dias, percorreu 52 mil quilómetros e passou por 41 países. Tem apenas 19 anos.
O regresso fez-se a 21 de janeiro.

Durante 155 dias, Zara Rutherford viajou sozinha num pequeno avião à volta do mundo e bateu um recorde: aos 19 anos é a piloto mais jovem a conseguir este feito. A viagem começou em agosto e terminou esta sexta-feira, 21 de janeiro, dois meses depois do previsto, em Kortrijk-Wevelgem, na Bélgica. Foram 52 mil quilómetros, passagens por cinco continentes e 41 países.

“A parte mais difícil foi voar a Sibéria. Estava muito frio e se o motor parasse seriam precisas várias horas para um resgate. Não tenho a certeza se sobrevivia”, explicou aos jornalistas durante a chegada, aqui citada pela “BBC”.

Os pais de Zara Rutherford são pilotos e com este desafio quis inspirar outras jovens a seguirem profissões nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia ou matemática. Este feito foi conseguido graças a várias patrocinadores incluindo a Shark, fabricante do ultraleve em que fez a viagem.

O recorde anterior era da americana de 30 anos, Shaesta Waiz, que fez o mesmo em 2017. Já o masculino pertence ao jovem Travis Ludlow, que na altura do desafio tinha 18 anos.

A viagem de Zara era para ter durado três meses, mas houve alguns atrasos devido a condições atmosféricas e até com a chegada de vistos que a permitiram sair de um país para chegar a outro.

Contou com vários desafios ao longo do percurso. Além do frio extremo, teve de voar durante alguns minutos sobre fumo intenso num incêndio na Califórnia. Já na Indonésia, acabou por dormir no terminal onde parou, mais uma vez devido à falta de documentação necessária.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT