Na cidade

Vila Nova de Gaia recebe uma experiência que os amantes de vinho não podem perder

Degustações, visita ao museu interativo e um almoço na Enoteca 17.56: o programa perfeito para os enófilos.
É uma experiência única.

Repleta de caves, Vila Nova de Gaia é conhecida por todos como um dos locais incontornáveis da indústria do vinho do Porto. Escrever sobre este produto nacional, implica também escrever sobre vinhas e uvas maduras. Não há altura melhor para abordar o tema do que esta. Setembro está a chegar e, com ele, a época das vindimas, a preferida dos enófilos.

Se se considera um, não pode perder a visita premium às caves do vinho do Porto organizada pela a Real Companhia Velha, a mais antiga empresa vinícola de Portugal. A iniciativa inclui também a visita ao museu da 1.ª Demarcação e, no final, um descontraído almoço na Enoteca 17.56.

Extra Dry White, Late Bottled Vintage (LBV), Carvalhas Reserva Tawny e Tawny 20 Anos são os quatro Vinhos do Porto que poderá provar no final da visita às caves. Com início às 10 horas, um guia vai acompanhá-lo enquanto conhece toda a história da empresa e da elaboração do produto nacional. Espante-se com a ampla seleção de Vinhos do Porto Tawny e com a garrafeira particular da família Silva Reis. “Um local verdadeiramente mítico, marcado pelo silêncio profundo e pela penumbra constante”, explicam os responsáveis.

Num segundo momento tem de se deslocar de carro ou a pé até ao Cais de Gaia, que fica mesmo de frente para zona ribeirinha do Porto. Às 11h30 arranca a visita ao Museu da 1.ª Demarcação. Durante uma hora tem total liberdade para andar pelo museu interativo e descobrir da melhor forma a história da primeira região demarcada do mundo e da Real Companhia Velha. Para terminar, recomendamos que passe pela loja e escolha alguma recordação na vasta oferta vínica da Companhia.

Nesta fase do percurso deve já ter alguma fome e, melhor do que ganhar conhecimento teórico sobre o assunto, só mesmo aproveitar o momento para se refrescar com um Porto Tónico. No primeiro piso do centro de visitas encontra a Enoteca 17.56. No espaço amplo há um restaurante, duas salas privadas e um terraço panorâmico com vista para o Porto. Faça aqui uma pausa para um almoço descontraído. E os vegetarianos não precisam de se preocupar: existem opções para todos. Desde presunto pata negra ou burrata com tomate coração-de-boi, a bacalhau à Romando, passando pelo bife à Enoteca, o que importa é que tenha fome. Para acompanhar será servido Evel branco e tinto.

Não pode mesmo perder esta experiência tripla. Disponível de terça a sábado, tem o valor de 68€ por pessoa. O programa tem percurso e horários fixos, não podendo ser alterados. A marcação, feita através do departamento de turismo da Real Companhia Velha, é obrigatória. Pode contactá-lo pelo número 223 775 194 ou pelo email turismo@nullrealcompanhiavelha.pt. Carregue na galeria para descobrir alguns do momentos do programa Real Companhia Velha – Trio de Experiências em Vila Nova de Gaia.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT