Turismos Rurais e Hotéis

Vimeiro volta a recriar a batalha histórica do século XIX contra os franceses

Entre 19 e 21 de julho, vai poder fazer uma viagem no tempo no concelho da Lourinhã.
Recriação da batalha de 1808.

O Vimeiro, no concelho da Lourinhã, volta a fazer uma viagem no tempo para recriar a batalha de 1808 (século XIX), que ditou o final da primeira invasão francesa — e que permitiu assegurar a independência de Portugal. Este fim de semana, entre 19 e 21 de julho, há dezenas de atividades para assinalar a data.

Além da recriação histórica, pode visitar o mercado oitocentista, junto ao edifício do centro de interpretação da batalha do Vimeiro — que também pode conhecer e que pretende recriar o ambiente social e militar na época das invasões francesas. Encontra a zona dos ofícios à época, a área infanto-juvenil, o espaço das tasquinhas, dos concertos, dos expositores e do acampamento militar.

Profissões como a cordoaria, a fundição, a tecelagem e a tinturaria estarão representadas pelas mãos dos animadores do evento, assim como várias demonstrações de manobras militares e jogos de guerra do Período Napoleónico. Há recriadores civis e militares vestidos à época.

No primeiro dia (19 de julho), o programa começa às 19 horas, com a abertura oficial do mercado oitocentista. O recinto fecha às 00h30. A 20 de julho, no sábado, o dia começa com o hastear das bandeiras às 9h30 e às 11 horas abre o mercado. Durante o dia pode ver e participar em várias atividades e às 22 horas, no campo de batalha, pode assistir à recriação histórica da batalha do Vimeiro — combate noturno. O espetáculo de fogo (solstício) é a última atividade, que acontece à uma da manhã.

No último dia, 21 de julho, o hastear das bandeiras é às 10 horas e às 11h30 abre o mercado. O evento termina às 19 horas com a cerimónia do arriar das bandeiras, pelo Grupo de Recriação Histórica da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro.

A entrada é livre para a recriação da batalha e para o mercado oitocentista. Este evento é organizado pela Câmara Municipal da Lourinhã em parceria com a Junta de Freguesia do Vimeiro e a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro. Para mais informações e para consultar o programa, visite o site.

Carregue na galeria para conhecer a recriação da batalha e o mercado oitocentista.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT