Se sente a barriga constantemente inchada, especialmente após as refeições ou ao final do dia, o aumento do volume abdominal pode estar relacionado com a alimentação. Certas bebidas e alimentos podem provocar inchaço e desconforto, tanto pela forma como são ingeridos e digeridos, como por favorecerem a produção de gases durante a digestão.
Sem grande surpresa, as bebidas gaseificadas, como refrigerantes ou água com gás, podem agravar o problema, pois contribuem para a acumulação de gases no sistema digestivo. Porém, existem alimentos aparentemente inofensivos e aliados de uma alimentação saudável, mas que, na prática, atuam como vilões escondidos.
Um exemplo são os alimentos ricos em FODMAPs — carboidratos fermentáveis que podem provocar distensão abdominal, especialmente em pessoas com síndrome do cólon irritável. O alho, a cebola, as leguminosas (como feijão, grão e lentilhas) e produtos lácteos são apenas alguns dos culpados.
Esta condição afeta muitos portugueses, embora nem todos consigam identificar a raiz do problema. Conhecedora desta realidade, a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida partilhou um vídeo na sua conta de Instagram, onde dá dicas sobre como fazer escolhas alimentares mais adequadas ao fazer compras no supermercado, de modo a minimizar o inchaço abdominal.
As boas escolhas podem começar logo no corredor dos vegetais. “Todas as couves (desde brócolos a couve portuguesa) têm fibras muito fermentáveis, que tendem a causar gases e distensão abdominal”, explica. “A curgete é uma alternativa mais leve e fácil de digerir”. Continuando na secção das frutas, é preferível optar pelas framboesas ou outros frutos vermelhos e evitar uma das escolhas mais comuns. “As maçãs, por exemplo, são super saudáveis e ricas em fibra, mas altamente fermentáveis e podem causar muitos gases, sobretudo em quem sofre de síndrome do cólon irritável”, revela.
E, se está na dúvida entre arroz ou massa, opte pelo primeiro, já que “é um cereal sem glúten, rico em amido e benéfico para a flora intestinal”. Quanto às proteínas, Mafalda Rodrigues de Almeida aconselha as carnes brancas em vez das vermelhas. “Têm menos gordura saturada e são mais fáceis de digerir, sobretudo para quem tem problemas gástricos, nomeadamente refluxo ou gastrite.”
Para quem tem dificuldade em digerir a lactose, o consumo de leite, queijo ou outros produtos lácteos pode resultar em inchaço e gases. Por isso, a nutricionista aconselha a escolha de bebidas vegetais, como as de amêndoa ou avelã, em vez de leite.
“Muitas pessoas acreditam que a lactose (um tipo de açúcar) é a única culpada pelas dores de barriga, mas a caseína, a proteína do leite, também desempenha um papel importante e continua presente em produtos sem lactose. As bebidas vegetais acabam por ser uma alternativa mais interessante.”
Carregue na galeria para descobrir seis chás e infusões para acabar com a sensação de barriga inchada.