Esta é a verdadeira razão pela qual deve juntar limão (e outros alimentos) à água

O copo de água pode favorecer a perda de peso, mas não por causa dos ingredientes que adiciona.
Aqui tem a verdade.

O tema do copo diário de água com limão continua a ser um dos mais polémicos. Se há quem garanta que ter este hábito ajuda a perder peso e a desinchar, existe quem afirme que aquele grupo de pessoas está totalmente enganado. E se ambos estiverem certos?

“Ainda há crenças de que traz algum benefício adicional juntar limão ou outro alimento à água, especialmente para a perda de peso”, começa por dizer a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do blogue NiT “Loveat”. Porém, não há outra vantagem sem ser contribuir para o aumento da ingestão hídrica, mas de forma mais saborosa e nutritiva.

A especialista deixa bem claro que nenhum alimento, por si só, pode provocar a perda ou ganho de peso, assim como a cura de alguma doença. Por isso, não se deve esperar resultados milagrosos com estas tendências.

“Então, porque é que há quem diga que beber um copo de água com limão todas as manhãs ajuda a emagrecer?”, pergunta muito bem. A resposta é simples: garantir uma boa hidratação, com um consumo de água adequado ao longo do dia (cerca de oito copos, segundo a especialista), ajuda a manter a saciedade e a controlar a sensação de fome.

Desta forma, “o consumo de água pode sim favorecer a perda de peso, uma vez que a sensação de fome é muitas vezes confundida com a sensação de sede”, explica à NiT a nutricionista.

O benefício em hidratarmos sob a forma de chá, infusão ou águas aromatizadas , sempre sem adição de açúcar, é que podemos variar, o que é especialmente para aqueles cujo sabor da água não agrada, e podemos sempre obter os benefícios provenientes desses alimentos.

Experimente adicionar canela.

“Combine frutas cítricas, ricas em vitamina C, e ervas aromáticas (hortelã, menta), fontes de antioxidantes que ajudam a eliminar naturalmente algumas toxinas. A canela e o gengibre são também boas opções e que dão um sabor muito agradável”, sugere Mafalda Rodrigues de Almeida.

Sobre a canela, refere, inclusive, que é uma canela indispensável em casa. É rica em fibra e manganês, assim como uma ótima fonte de antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias que facilitam a digestão e ajudam a ter menos apetite por alimentos doces. Portanto, aqui tem vários bónus de incluir esta especiaria no copo de água — além do maravilhoso sabor, claro.

“Seja de manhã, ao acordar, à noite, ao deitar, durante as refeições ou quando sente sede, é sempre importante ir bebendo água. Salvo algumas exceções e situações particulares em que o seu consumo pode estar contraindicado durante as refeições (como cirurgia bariátrica, gastrectomia e refluxo gastroesofágico”, explica.

Se sentir uma vontade enorme de comer algo doce, um copo de água com canela é uma bela opção. A nutricionista sugere três versões com esta especiaria para experimentar em casa: água aromatizada de chá verde com canela e hortelã; de pepino, limão, canela e manjericão; e de laranja, gengibre, canela e hortelã.

Se o seu foco é a perda ou controlo do peso, carregue na galeria para tomar de dez receitas sugeridas pela especialista que vão ajudá-lo a ter uma alimentação mais saudável.

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