O Grupo Independente, empresa formada pelos irmãos d’Eça Leal, vai abrir dois novos espaços nos destinos mais trendy de Portugal. Já lhe falámos sobre a unidade hoteleira de quatro estrelas que está quase a nascer na Comporta, mas este não foi o único local que o grupo escolheu para dar o salto para a hotelaria. Ainda antes da abertura do Independente Comporta, será inaugurado um novo hotel na capital.
O Independente Lisboa ‒ Bica será a segunda propriedade do grupo na capital, depois do premiado hostel The Independente Suites & Terrace, em frente ao miradouro de São Pedro de Alcântara. Desta vez, o conceito será bastante diferente, até porque é o primeiro hotel do grupo. “Apesar de termos vivido muitos anos fora, somos lisboetas de gema e Lisboa é a nossa cidade”, conta à NiT Duarte D’Eça Leal, um dos quatro irmãos fundadores do grupo Independente.
É na animada Rua de São Paulo, que nos últimos anos se tornou um dos hotspots de Lisboa tanto para viajantes como para locais, que vai nascer o primeiro hotel Independente, em frente ao icónico Elevador da Bica. “Este edifício funcionou como uma residencial durante muitos anos, já passaram por aqui várias atividades económicas diferentes”, conta.
A nova unidade hoteleira nasce assim numa antiga pensão com cerca de 300 anos — o conceito precursor dos hotéis — que, assim como tantos outros espaços do género, “acabaram por desaparecer por não terem condições para receber hóspedes”. O edifício, construído sobre a matriz pombalina, foi alvo de uma reabilitação profunda e teve um reforço estrutural enorme. “A importância desta informação prende-se com o facto de que fomos muito meticulosos na recuperação do prédio e que isso vai refletir-se na qualidade final do hotel. Todo o edifício está diferente”, confessa Duarte.
Conhecidos por trazerem conceitos inovadores aos locais onde estão inseridos, o Independente Lisboa ‒ Bica, que tem abertura prevista para o mês de maio, não vai ser exceção. Desta vez, a inspiração chegou da Ásia e o design distancia-se do molde de um hotel convencional.

“Quem entra, vê que está perante um hotel contemporâneo, com um design diferenciado e um conjunto de serviços que se encontram nas unidades hoteleiras de quatro estrelas”, sublinha. Quanto à decoração e ao design, o irmão explica que se inspiraram muito na arquitetura nipónica. “Há uma certa simplicidade na construção, nada é colocado sem um propósito e um fim, e há um grande cuidado estético. Inspira-se nesta filosofia, um minimalismo propositado”, diz.
Ao longo dos quatro pisos, o novo hotel de Lisboa vai ser composto por 42 quartos, que estão divididos entre duplos, twin superior e uma penthouse. Além disso, uma particularidade do Independente Bica é que, à semelhança do que acontece em hosteis, terá três quartos com seis camas — mas só podem ser reservados na totalidade. “É uma pequena inspiração para não nos afastarmos daquilo que somos. É basicamente um quarto para seis pessoas, ideal para grupos”.
Os quartos apresentam uma estética clean e funcional, com móveis embutidos em peças únicas de madeira sustentável e altamente renovável, assim como uma resistência térmica e acústica “bastante acima da média”. Todos eles terão um mini bar com produtos japoneses e, pelos corredores, os hóspedes poderão encontrar vending machines com guloseimas. As reservas ainda não estão disponíveis, mas os preços rondarão os 150€ e os 300€ por noite.
Fiel ao ADN da marca em criar lugares que unam locais e viajantes no mesmo espaço, o lobby e o restaurante do Independente Lisboa-Bica vão conviver no mesmo espaço, com uma receção que se estende e se torna num izakaya (bar informar japonês) com wine bar e coffeehouse. A unidade hoteleira também terá um restaurante de grelhados yakitori com decoração contemporânea.
Durante a última década, o Grupo Independente, anteriormente conhecido como The Independente Collective, tem conseguido surpreender e inovar com novos conceitos que juntam viajantes de todo o mundo e de todas as idades. Há dez anos, quatro irmãos empreendedores (Duarte, Martim e Bernardo D’Eça Leal e Afonso Queiroz) reuniram-se a admirar a capital do miradouro de São Pedro de Alcântara, e prometeram que, um dia, iriam conseguir realizar um sonho: criar um novo conceito de hotelaria. E foi assim que este projeto começou.
Primeiro, veio o Independente Lisboa (The Independente Suites & Terrace), um hostel de estilo Art Déco situado mesmo em frente ao miradouro que São Pedro de Alcântara, com 22 quartos e dois restaurantes, o Decadente e Insólito. Depois, em 2018, veio o The House of Sandeman, o primeiro hostel de marca no mundo, que surgiu em colaboração com a Sandeman, uma das mais famosas marcas de vinho do Porto em Portugal.
Agora, em 2023, os irmãos continuam a sonhar mais alto e vão expandir o conceito com a abertura de dois novos hotéis nos destinos mais trendy de Portugal: Lisboa e Comporta. “Nunca ficámos tivemos como princípio basilar da empresa estarmos limitados a uma só tipologia de turismo. Por termos dois hostéis, nunca nos afastámos da ideia de abrir também hotéis. À medida que vamos crescendo temos interesse em explorar outras formas de receber viajantes.”