A 6ª edição do Mostra de Artes de Rua (M.A.R.) vai decorrer entre 20 e 22 de setembro e terá entrada gratuita. O evento conta com 21 projetos artísticos, entre circo, instalação, teatro, dança, música e jogos interativos.
A edição de 2024 destaca certos espetáculos, entre os quais “Résiste”, a performance circense com música ao vivo que aborda os temas de luta e resistência de Les Filles du Renard Pâle. Também “Raíz”, o dueto acrobático em que dois corpos dilacerados pelas forças que enfrentam tentam escapar de si mesmos, deverá ser um dos protagonistas do evento.
O espetáculo de Pau Aran, “Seeking the Truth” tem potencial de ser um dos favoritos: um solo de dança abstrato que se foca em estados de frustração e necessidade de pertença. “Sota Terra” de Animal Religion é um lugar de descoberta entre a relação do ser humano, o subsolo e o planeta, por via de faróis e pulseiras cibernéticas que vibram quando o planeta tem atividade sísmica.
Outras duas apresentações destacadas são a “POI” de D’es Tro e “Born do Protest” de Joseph Toonga. O primeiro trata-se de uma fusão das artes circenses com o jogo popular do pião. Já o segundo, apresentado ao ar livre, desconstrói as presunções sobre figuras masculinas e femininas negras.
Na parte de jogos interativos, a mostra de artes dá destaque ao “Time to Loop” de Duo Kaos. Neste jogo sincrónico de movimento, transformação e amor, construir e destruir fazem parte da mesma equação.
No ano de 2020, com a pandemia, a M.A.R. organizou um projeto em substituição do que seria a quarta edição do evento. Consistiu na realização de quatro vídeos que representariam as artes de rua. As imagens foram inspiradas pelas ruas, paisagem, cultura e história da cidade, tendo convidado para cada um dos quatro distintos objetos artísticos, um intérprete e um músico compositor.