Alguns portugueses seguem uma dieta vegetariana, que não inclui carne e peixe, apenas os seus derivados. Outros são vegan, por isso, excluem qualquer produto de origem animal. E existem ainda os flexitarianos, que comem carne e peixe ocasionalmente. Tudo somado já existem mais de 900 mil pessoas em Portugal que cumprem uma alimentação plant-based. Este número impressionante prova que não se trata de uma tendência passageira.
Apesar de esta comunidade crescer a cada dia, nem todas as famílias sabem onde podem almoçar, jantar ou aproveitar um simples lanche, com a garantia de que não há produtos de origem animal envolvidos. A Happy Cow é a app que junta toda esta informação fundamental em vários países. Agora, e com base nestes dados, a Holidu, o portal de reservas para casas de férias, foi à procura das cidades portuguesas que têm a maior oferta gastronómica neste setor.
Lisboa está em primeiro lugar do pódio. Sem grandes surpresas, a capital concentra o maior número de restaurantes, pastelarias e outros estabelecimentos com refeições vegan ou vegetarianas — são, no total, 68. Existem espaços com opções veganas de pratos tradicionais, como o Kong — Food Made With Compassion, ou um espaço que serve uma das comidas mais adoradas do mundo, adaptada a este tipo de alimentação: o Legumi Sushi Vegan.
Além destas sugestões, o estudo da Holidu destaca a existência de mais de 300 restaurantes que oferecem opções plant-based, mesmo quando esse não é o foco principal da respetiva cozinha.
O Porto é a segunda cidade da lista, com 46 spots vegan e vegetarianos. Existem também mais de 130 restaurantes com estas opções incluídas no menu. Um dos locais em destaque nesta cidade é o Apuro — Vegan Bar, onde os hambúrgueres trocam a carne de vaca por ingredientes como lentilhas, grão-de-bico, feijão preto e frango vegetal.
A fechar o pódio encontra-se outra cidade do norte, Braga. Por aqui, o Hibiscus, que se foca em várias cozinhas do mundo, é o preferido entre os críticos da plataforma. Mas os que querem aliar este tipo de alimentação a produtos biológicos e sem produtos processado, têm de colocar na lista o Semente. A Holidu concluiu que a capital do Minho oferece 29 restaurantes com opções vegetarianas e 11 totalmente vegetarianos e vegan.
Ainda no top 10 das cidades com mais oferta para quem segue este tipo de dieta estão, por ordem, Matosinhos, Portimão, Lagos, Aveiro, Setúbal, Faro e Guimarães. No total, o estudo da Holidu, divulgado em outubro, concluiu que nesta lista existem mais de 160 restaurantes exclusivamente plant-based e mais de 700 que oferecem pelo menos um prato como opção para quem segue este regime alimentar.