Europa

A incrível praia onde a areia é negra e há cristais que parecem diamantes

A Diamond Beach destaca-se pelo contraste da areia escura com grandes pedaços de gelo. Até já serviu de cenário de um filme.
Fica na Islândia.

Não há dúvida que a Islândia está cheia de paisagens diferentes. Por muito que o frio seja um ponto menos favorável, os cenários naturais fazem deste país um destino imperdível. As suas cascatas, vulcões, fiordes e fontes de água termal adicionam valor visual à região. Também as auroras boreais são um dos fenómenos que atrai turistas provenientes de todas as partes do mundo.

Quando pensa em visitar a Islândia, de certo que não lhe passa pela cabeça ir à praia, mas a Diamond Beach vai fazê-lo mudar de ideias. A praia de areia negra Breiðamerkursandur é um spot mágico, que não pode ficar de lado no seu roteiro. Fica localizada no sudeste da Islândia entre as cidades de Höfn e Vík e a cerca de seis horas da capital. A praia tem areia negra, que contrasta com enormes pedaços de gelo que se parecem com diamantes reluzentes.

Este fenómeno acontece porque a zona balnear se encontra perto da Lagoa Glaciar Jökulsárlón. À medida que os icebergs se desprendem, os pedaços de gelo são transportados pelo rio Jökulsá á Breiðamerkursandi e desaguam no mar. Depois, alguns ficam a flutuar e outros são levados para a praia através da força das ondas, instalando-se na areia vulcânica.

A praia é dividida pelo rio em duas zonas, por isso, quando visitar este local tenha atenção à escolha da margem. É também importante ter em conta que a praia está em constante mudança e nunca tem a mesma aparência. Aqueles que visitaram o lugar regularmente dizem que a paisagem muda diariamente porque o gelo derrete e os pedaços de gelo são renovados.

Além da especificidade única dos diamantes, a zona balnear conta com uma grande diversidade de fauna e flora, com uma vasta vida selvagem. Por isso, se quiser visitar a Diamond Beach com o intuito de ver os blocos de gelo terá também a oportunidade de conviver com focas, orcas e colónias de aves. É o spot perfeito para tirar umas fotografias para o seu perfil do Instagram e os mais atentos devem recordar-se que já serviu de cenário do filme de “Batman: O Início”, de 2005.

De seguida carregue na galeria para ver mais imagens da Diamond Beach.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT