As corridas de barco são cada vez mais conhecidas e aplaudidas, mas podem tornar-se aborrecidas. Se gosta de uma boa competição náutica, mas prefere coisas diferentes e divertidas, apresse-se a comprar um bilhete de ida para Ludwigsburg, na Alemanha.
A duas horas de carro de Frankfurt, a Jucker Farm organiza anualmente uma corrida de remo — kürbis regatta. Mas atenção: esta não é uma corrida normal. É um evento único onde a diversão é prioridade.
De 17 a 18 de setembro, nos jardins Blühendes Barock do Palácio Ludwigsburg, vai decorrer pela 17.º vez uma regata de abóboras gigantes com centenas de quilos, que testa as capacidades até do melhor canoísta do mundo. Esta prova está inserida num outro evento de maior escala — uma exposição de abóboras — que acontece entre agosto e dezembro deste ano.
Para a competição pode levar a sua própria abóbora, mas poderá ter de emprestá-la a outros concorrentes enquanto não estiver a usá-la. Se preferir ou se não teve tempo de plantar este fruto de tamanho incrível, será fornecido um. O mesmo acontece com os remos. Pode ainda aproveitar a véspera para escavar a sua abóbora, com a ajuda do staff e deixá-la guardada num sítio seguro disponibilizado.
O tempo é o marcador crucial que fará de um atleta o grande vencedor de um dos vários prémios monetários que podem chegar aos 300€. Um pré-requisito para a sua vitória, além de ter mais de 14 anos, é que percorra todo o comprimento do lago dentro da abóbora — 50 metros.
Oito socorristas estarão de plantão no lago de um metro e meio de profundidade para garantir que os remadores não afundem ou desapareçam por baixo das abóboras.

O evento de dois dias está dividido em várias fases. No sábado à noite terá a oportunidade de conhecer e trocar dicas com os outros atletas. Já no domingo serão apurados os finalistas e os grandes vencedores do desafio. Os prémios estão categorizados e vão depender se participou com a sua abóbora ou não.
Não perca a oportunidade de participar nesta corrida épica: as inscrições estão abertas até ao dia 13 de setembro, terça-feira, através do email disponibilizado na página do evento.
Se não estiver virado para a competição, pode ainda aproveitar a sua estadia na cidade alemã para visitar o próprio Palácio de Ludwigsburg e assistir ao “maior concurso de abóbora do mundo”, que se realiza no mesmo local a partir das 13 horas de dia 11 de setembro. Não tente pegar em nenhuma delas: a detentora do recorde mundial ultrapassa os 1200 quilos.