Europa

Del Carmel: o inóspito spot que se tornou num dos mais instagramáveis de Barcelona

Este local estratégico da Guerra Civil Espanhola é agora um dos pontos turísticos mais procurados da cidade.
Fica no topo de uma colina e tem uma vista de 360 graus incrível.

Nos últimos anos, a afluência de turistas a este local mais elevado de Barcelona tem aumentado para espanto de todos os habitantes que nunca sonharam que pudesse ser um destino procurado, mas que passou a ser uma alternativa aos circuitos turísticos mais convencionais. A verdade é que o spot denominado de Bunkers del Carmel tem uma das mais incríveis vistas panorâmicas sobre a capital da Catalunha. É também um dos locais mais procurados para quem queira assistir ao pôr do sol que adormece no horizonte da cidade por detrás dos prédios altos da mesma.

O local é também um destino muito aclamado para os casais que procuram uma escapadinha romântica fora da confusão da cidade. Bunkers del Carmel ficou maioritariamente conhecido devido ao sucesso do filme espanhol “Tengo ganas de ti“, de Fernando González Molina, baseado no famoso romance de Federico Moccia e protagonizado por Mario Casas. Este filme foi gravado em Barcelona em 2010 e algumas das cenas decorreram nos Bunkers.

Depois do sucesso desta película romântica, vários youtubers e bloggers começaram a recomendar o local por ter uma das melhores vistas panorâmicas sobre a cidade. Apesar de se chamarem bunkers, esta atração turística em nada se assemelha a um. Na verdade, em vez de esconderijos secretos debaixo da terra, este local contempla os restos de uma estrutura de guerra anti-aérea. Esta foi construída durante a Guerra Civil Espanhola para defender Barcelona dos ataques da aviação fascista.

Os Bunkers foram construídos em 1937 e começaram a funcionar em 1938. As armas de defesa do território encontravam-se espalhadas por outros locais famosos como Montjuic e Poble Nou. O equipamento espalhado por pontos estratégicos da cidade serviu de barreira de proteção para os ataques aéreos.

Os Bunkers del Carmel situam-se no topo da montanha “Turó de la Rovira”, que fica a 262 metros acima das águas do mar. Tornaram-se, hoje em dia, no local perfeito para quem queira ter uma vista de 360 graus sobre a cidade de Barcelona e para aqueles que procurem a fotografia perfeita para o Instagram.

Como os Bunkers se tornaram num local muito popular para estrangeiros devido à aparição em séries de televisão, anúncios e filmes, o melhor é visitar o miradouro de segunda a quinta-feira, para evitar grandes confusões e, no caso de estar numa escapadinha romântica, poder ter a sua privacidade.

É um local ótimo para tomar uma cerveja e ver o pôr do sol enquanto come alguns snacks. As melhores alturas para visitar os Bunkers é ao final da tarde ou ao amanhecer pois contará com um espetáculo incrível proporcionado pelas cores do céu. Tenha em conta que não existem toldos para se proteger do sol, pelo que se visitar este lugar durante o verão deve levar chapéu, protetor solar e água.

Ao chegar ao topo da colina, os visitantes vão ficar arrepiados com a beleza das vistas sobre Barcelona. Podem ser observadas duas zonas da cidade: a área da costa litoral — onde poderá vislumbrar os principais pontos de referência da cidade — e a serra — onde irá encontrar os bairros circundantes menos conhecidos.

A título de curiosidade, perto dos Bukers del Carmel estão umas casas peculiares construídas por discípulos, do famoso artista e arquiteto da cidade, Antoni Gaudí. Nelas existem alguns elementos típicos do autor como, por exemplo, os mosaicos irregulares e coloridos.

Barcelona é uma cidade com um ótimo sistema de transportes, pelo que é fácil chegar a qualquer lugar de autocarro ou metro. De qualquer das formas, este facto não o poupará da curta caminhada que terá de fazer até ao topo da montanha Turó de la Rovira. Se escolher o autocarro terá de apanhar o 24 na paragem Passeig de Gràcia Mallorca. A viagem demorará 33 minutos e terá de sair do bus na Doctor Bové — Gran Vista. A partir desse ponto é só subir umas escadas por cerca de dez minutos e chegará aos Bunkers.

Se desejar ir de metro, saiba que deve apanhar a linha 4 — linha amarela — e as estações mais perto são Alfons X e Guinardó/Hospital de Sant Pau. Pode entrar no metropolitano na paragem Passeig de Grácia e será uma viagem de 15 minutos no máximo. Quando lá chegar terá ainda pela frente uma caminhada de 20 a 30 minutos.

Caso prefira a opção mais fácil, não queira fazer uma caminhada ou não tenha um orçamento para a viagem, pode sempre apanhar um táxi. É a forma mais confortável de chegar ao miradouro e custa cerca de 12€ a partir do centro da cidade.

De seguida carregue na galeria para conhecer melhor este spot em Barcelona.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT