Europa

Dunas de Maspalomas: o mini deserto das Canárias perfeito para uma escapadinha romântica

Neste spot da Gran Canária pode relaxar, aprender a história do local e fazer um passeio de camelo.
É parecido com o deserto do Saara.

A Gran Canária, nas ilhas Canárias, é muito conhecida pelas suas praias de areia muito branca e lava negra. O que não deve saber é que existe um pequeno deserto na Gran Canária. Sim, leu bem. Chama-se Dunas de Maspalomas e conta com 400 hectares de dunas em frente a uma praia incrível.

As dunas foram formadas durante a Idade do Gelo, a areia foi lentamente levada do fundo do oceano, até que os montes de areia dourada ficaram expostos. Ainda hoje, as dunas continuam a mover-se e a ficar cada vez maiores. Desde 1987 que este espaço é considerado uma reserva natural protegida.

Apesar de parecer apenas um deserto, existem várias atividades que pode fazer no local. Ao lado da Charca de Maspalomas pode observar as aves aquáticas. Nesta lagoa vai poder ver até 24 aves migratórias, como garças reais ou gaivotas. Para conhecer a história das Dunas e perceber as espécies que pode encontrar por lá, dirija-se até ao centro de visitantes e miradouro de Maspalomas.

O centro fica no interior do Hotel Riu Palace de Playa del Inglês e tem vários vídeos interativos, que lhe mostram a importância das dunas e a sua diversidade de ecossistemas. Nestas dunas pode encontrar uma floresta de palmeiras, a lagoa de que já lhe falámos e espécies como o lagarto gigante da Gran Canária.

No entanto, a atividade mais gira que pode fazer nas dunas é o passeio de camelo, como se estivesse no deserto do Saara. Este passeio bem diferente custa 15€, dura 35 minutos e leva-o pelo deserto permitindo que admire todas as paisagens do local.

Depois da visita às Dunas de Maspalomas pode aproveitar a tarde na praia ou ir até ao Farol de Maspalomas. Este foi construído em 1890 e era a única construção num grande espaço de areia. Hoje em dia é bem diferente, pois o farol tornou-se no centro de Maspalomas, com vários restaurantes e bares à sua volta.

Este mini deserto fica a menos de uma hora e meia da capital da Gran Canária, Las Palmas. A grande particularidade neste deserto é que o tempo é ameno, ou seja, não existem grandes picos de calor nem de frio. Para visitar este paraíso cultural e natural só tem que reservar o novo pacote da NiTtravel para a Gran Canária, válido para os dias 2 a 9 de junho.

Se chegou até aqui carregue na galeria para ver mais imagens das Dunas de Maspalomas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT