Europa

Esta piscina gótica é uma das “mais bonitas do mundo”. Fica aqui ao lado

Foi construída no hotel Landa, em Burgos, a menos de três horas de Portugal. Era um dos locais favoritos da atriz Audrey Hepburn.
Tem vista para o exterior.

A imagem de Audrey Hepburn, no seu elegante vestido preto da Givenchy, a tomar o pequeno-almoço em frente da joalharia Tiffany&Co, em Nova Iorque, é uma das cenas mais icónicas do cinema. Porém, em tempos a realidade misturou-se com a ficção e a atriz acabou mesmo a tomar o pequeno-almoço, a almoçar e a jantar num hotel não muito longe de Portugal, com a elegância de sempre.

Audrey Hepburn ficou encantada pela pequena unidade turística no norte de Espanha, conhecida pelos ovos com chouriço. A atriz cruzou-se com o pequeno restaurante quando acompanhou o marido Mel Ferrer, durante as gravações de uma produção naquele país, na década de 1960.

Landa abriu em 1959, pelas mãos de Jesús Landa, que decidiu trocar a confusão de Madrid pela pacata cidade de Burgos, de onde a mulher era natural. O espanhol, na altura, decidiu aproveitar a experiência que tinha acumulado no restaurante clássico na capital espanhola, o La Gran Taberna, que era conhecido pelo guisado, para abrir um projeto semelhante no norte de Espanha.

O restaurante tornou-se num ponto de paragem obrigatória para os madrilenos que passavam férias naquela região. Volvidos cinco anos, o empresário reconheceu uma boa oportunidade de negócio no local e quis transformar o Landa em algo diferente. Para o efeito propôs a transferência pedra a pedra de uma torre do século XIV encontrada numa pequena aldeia vizinha para então aventurar-se no mundo da hotelaria. 

O pequeno espaço, que começou como um restaurante humilde, aos poucos foi crescendo até se tornar num daqueles refúgios sofisticados da elite internacional e que acolhe uma das piscinas interiores mais bonitas do mundo.

O boutique hotel tem 37 quartos, todos decorados de forma original. As camas têm um dossel que tornam o ambiente romântico, que contrasta com o resto da decoração mais rústica. Já o restaurante é conhecido por servir refeições típicas espanholas, caseiras, bem temperadas e com os ingredientes locais.

No entanto, o grande destaque é mesmo a piscina com escadaria de inspiração gótica e grandes janelas do mesmo estilo que transportam quem lá vai para um mundo paralelo e quase místico. Há abóbadas senhoriais por cima da piscina e um bar onde são servidos cocktails a qualquer hora.

Visitar o local no inverno ou no verão é um pouco indiferente, porque a experiência será certamente inesquecível. Durante os meses quentes, além de a água ser mantida a 30 graus, é acesa uma lareira na zona da piscina, que torna o local muito acolhedor. Quando está calor há sempre a opção de aproveitar o espaço exterior, onde se encontram duas piscinas com vista para a cidade.

Uma noite naquele pequeno refúgio espanhol em Burgos custa cerca de 180€, para duas pessoas, com pequeno-almoço incluído. No entanto, na época alta, os preços podem chegar até aos 500€ por noite.

Como lá chegar

A melhor forma de chegar ao Landa é de carro. Se partir de Lisboa são cerca de seis horas pela A23 e depois pela A62. Caso o faço desde Chaves (a fronteira mais próxima), o tempo diminui para metade e deve seguir pela A52 e depois pela A231.

Carregue na galeria para descobrir aquela que é considerada uma das piscinas interiores mais bonitas do mundo e fica a poucas horas de Portugal.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT