Já todos quisemos viajar para o sul de França. Na verdade, esta é uma das regiões mais disputadas entre os turistas depois de, claro, Paris. A costa azul, como carinhosamente é chamada, tem belíssimas cidades no litoral, cadeias montanhosas e uma paisagem natural espetacular, além de vários programas divertidos para todas as estações.
No verão, principalmente, é um destino especialmente popular, devido às suas praias exuberantes e paradisíacas. Contudo, não se fica por aí. A região também está repleta de castelos, basílicas, mosteiros, fortalezas e museus espalhados por Marselha, Nice, Avignon, Provença e Toulouse.
Localizado bem no coração de Provença, Gorges du Verdon é uma vista que fará qualquer pessoa perder a cabeça. Este local icónico fica perto da Riviera Francesa e é perfeito para passar um dia de sol, ou para fazer turismo balnear. Vai encontrar por lá uma linha azul turquesa repleta de barquinhos e cercada por afloramentos rochosos dramáticos de calcário que compõem o desfiladeiro mais profundo de França. Normalmente, quando pensamos num canyon, ou desfiladeiro, imaginamos o Grand Canyon, nos Estados Unidos. Aqui, bem perto de nós, temos este mini paraíso que promete ser a nossa versão europeia.
Chama-se “du Verdon” porque o rio que o atravessa é o Verdon e ajuda a transformar esta paisagem num postal vivo. A água provém do derretimento dos Alpes franceses, daí a sua cor esmeralda. Gravados ao longo de milhões de anos por este rio, os desfiladeiros são uma atração imperdível para quem viaja por França.
Os diversos turistas que procuram o local fazem-no por diversos motivos. Existem uns que desejam passear em redor do desfiladeiro, de carro ou bicicleta, aproveitando alguns trilhos. Um dos percursos mais populares é o D71, que começa perto do Hotel du Grand Canyon.
Outros gostam especialmente de observar os pássaros, passear de canoa, caiaque ou gaivota. A parte inferior do desfiladeiro é ideal para atividades aquáticas. Os caiaques e outros tipos de embarcações podem ser alugados na extremidade superior do Lago de Sainte Croix. O custo do aluguer do caiaque é de 20€ por hora, enquanto que as lanchas são 70€ por duas horas.
Existe também um miradouro — Pont du Galetas — com vista para os desfiladeiros e para todos os barcos que percorrem o rio. Indo de carro, poderá estacionar perto da vista e caminhar até à ponte para tirar fotografias. Ainda, ao longo do caminho até a Gorges du Verdon, irá encontrar algumas praias que pedem um mergulho.
A melhor altura para visitar Gorges du Verdon é de julho a agosto. Isto porque o tempo estará ensolarado e as bancas onde poderá alugar os barcos estarão abertas. Caso queira evitar multidões, vá em maio ou setembro, mas tenha em consideração que pode não ter a oportunidade de andar de caiaque.
O desfiladeiro fica bem no centro de Provença e pode ser alcançado através da Riviera Francesa. A cidade mais próxima de Gorges du Verdon é Moustiers-Sainte-Marie e, ao chegar lá, terá de conduzir mais seis quilómetros em direção de Lac de Ste-Croix, até atingir o miradouro Pont du Galetas. O melhor é alugar um carro, uma vez que os transportes são escassos.
De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor este belíssimo desfiladeiro na Europa.