Europa

Hospital abandonado onde Hitler foi salvo é um dos locais mais assustadores do mundo

Construído como sanatório para tuberculosos, tornou-se cenário de um verdadeiro filme de terror — com um serial killer a sério.
É mesmo assustador.

Locais abandonados que ficaram famosos pelas histórias assustadoras e misteriosas que contam, não faltam. Alguns parecem assombrados, mas não passam de mansões outrora imponentes, repletas de objetos, que ficaram esquecidos pelas famílias que as tentam vender há anos.

Outros, por outro lado, têm uma história tão horripilante que poucos se atrevem a lá entrar. É o caso do Beelitz-Heilstätten, um hospital abandonado que se tornou cenário de um verdadeiro filme de terror.

Construído em 1898 como um sanatório para doentes com tuberculose, este enorme complexo hospitalar de 60 edifícios fica em Beelitz, apenas a 40 quilómetros de Berlim. A localização foi considerada perfeita porque ficava relativamente perto da capital da Alemanha e era rica em ar puro. O projeto foi desenhado pelo arquiteto Heino Schmieden, com a ajuda do amigo de infância e companheiro de negócios Martin Gropius. Juntos, esforçaram-se por criar uma arquitetura moderna e orientada para as pessoas, algo bonito esteticamente, mesmo sendo um sanatório.

Com capacidade para 600 doentes, e instalações separadas para homens e mulheres, foi inaugurado no início de 1902. Ainda chegou a ser ampliado nos anos seguintes, mas todos os pacientes foram expulsos em 1914, logo após o início da guerra.

Durante a Primeira Guerra Mundial algumas partes do complexo foram transformadas num hospital militar, cujo objetivo era ajudar nos tratamentos de soldados alemães feridos — mas não foi só por isso que se tornou conhecido. Adolf Hitler foi ali tratado, quando ainda era apenas soldado. O futuro ditador foi um dos 12.586 pacientes do Beelitz-Heilstätten na época, tendo sido admitido no final de 1916, após ficar ferido na perna por uma granada durante a Batalha de Somme. Uma lesão que demorou quase dois meses a tratar.

O espaço continuou a ser utilizado para tratar os soldados alemães durante a Segunda Guerra Mundial, mas as forças soviéticas assumiram o poder logo depois. Tornou-se no maior hospital militar soviético fora da URSS e só partiram em 1994. O paciente mais famoso dessa época foi, possivelmente, Erich Honecker, chefe do extinto governo da Alemanha Oriental, que tinha cancro do fígado.

Após as guerras, ainda foram feitas várias tentativas para privatizar o complexo, mas o resultado está à vista: foi deixado ao abandono há mais de 25 anos. A falta de manutenção, os móveis em ruínas, as paredes pintadas e todo o ambiente assustador abriu caminho para ganhar uma aparência de cidade fantasma. O cenário perfeito para filmes como “O Pianista”, de 2002, ou para o videoclipe “Mein Herz Brennt”, dos Rammstein.

Fora da ficção, o local também já assistiu a acontecimentos realmente assustadores na realidade. Em julho de 2008, Anja, uma modelo de 20 anos, foi ali espancada com uma frigideira e asfixiada até à morte por um fotógrafo, que depois fez sexo com o seu cadáver. Aparentemente, tudo fazia parte de um jogo sexual, que acabou por ficar fora de controlo. 

Este não foi, contudo, um caso isolado. Anos antes, entre 1989 e 1991, um serial killer, conhecido como a “Besta de Beelitz” ou o “Gigante Rosa”, atraía mulheres àquele local abandonado e estrangulava-as com peças de roupa interior feminina. Mais tarde, o assassino em série foi identificado com o nome de Wolfgang Schmidt e acabou por se tornar uma espécie de “lenda” deste hospital.

Ao contrário de muitos edifícios abandonados, este não está propriamente fechado ao público. Aliás, em setembro de 2015, foi construída uma plataforma com quase 21 metros de altura e 200 metros, à qual deram o nome de Baum und Zeit (“Árvore do Tempo”, para tornar o complexo mais acessível para os visitantes. Existem várias visitas guiadas disponíveis, com preços a começar nos 200€ por grupo (máximo de 30 participantes).

Como lá chegar

O aeroporto mais perto do hospital é o de Berlim. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta desde 101€. Para chegar lá, é só apanhar o comboio regional até Dessaur e sair na estação de Beelitz-Heilstätten. O complexo fica em ambos os lados da estação ferroviária.

Aproveite e carregue na galeria para descobrir mais imagens deste hospital abandonado, um dos edifícios mais assustadores do mundo. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT