Europa

Já pode voltar a andar no Hogwarts Express, o famoso comboio de Harry Potter

A circulação foi suspensa há umas semanas devido à falta de segurança dos passageiros. Agora, está de volta à linha.
Boas notícias.

Boas notícias para todos os potterheads que estão a pensar visitar a Escócia nos próximos tempos: o comboio a vapor Jacobite, mais conhecido como Hogwarts Express, vai voltar a circular na West Coast Railway. A circulação da locomotiva, que ficou conhecida por aparecer nos filmes da saga “Harry Potter”, foi interrompida há algumas semanas após uma inspeção às condições de segurança.

Os inspetores de segurança encontraram problemas nas fechaduras das portas secundárias e descobriram que os passageiros corriam o risco de cair das carruagens ou serem atingidos por árvores enquanto se inclinavam para fora das janelas. Quando perceberam que o comboio não cumpria as regras exigidas, suspenderam a circulação e pediram um novo certificado de isenção para que o Jacobite pudesse voltar a funcionar. Entretanto, já foram feitas todas as alterações e a locomotiva está de volta.

O Jacobite Steam Train faz há mais de 20 anos este percurso panorâmico de cerca de 134 quilómetros pelo interior da Escócia através da West Highland Line, conhecida por ser a linha que liga as Highlands — ou Terras Altas — às Hebrides — ou ilhas da costa oeste do país.

O percurso acontece entre as cidades de Fort William e Mallaig (ou sentido inverso) e leva os fãs do mundo mágico de Potter a locais que lhe serão certamente familiares. Mas não precisa de ser um fã de Harry Potter para achar esta viagem incrível. Ela tem sido repetidamente descrita por vários sites de viagens como um dos melhores percursos ferroviários do mundo.

O comboio passa por pontes, túneis, rios, montanhas e lagos. Pode ver a Ben Nevis, a montanha mais alta do Reino Unido, o Loch Morar, o mais profundo lago de água doce do mundo, e o Loch Nevis, o mais profundo lago de água salgada.

E depois há os pontos que todos os fãs de Harry Potter conhecem, como o Caso do Viaduto de Glenfinnan, a dramática ponte que o Expresso de Hogwarts cruza em direção ao castelo, tal como se vê nos filmes e se imagina nos livros. Este viaduto de 21 arcos tem 380 metros de comprimento e mais de 30 metros de altura.

Antes de apanhar o comboio, em Fort William, pode visitar uma cidade ali mesmo ao lado que também lhe parecerá familiar: Glencoe, que foi utilizada como cenário para a cabana de Hagrid no cinema. Um ponto de partida (e de retirada de dúvidas) para muitas aventuras de Harry. E é também aqui que encontra a ponte que marca a entrada em Hogwarts.

O Hogwarts Express vai estar a circular até ao final de outubro, quando deverá ser interrompido para pausa de inverno. A viagem custa 66€ e só vendem bilhetes de ida. 

Carregue na galeria para conhecer melhor este comboio. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT